24/10/2015

.
ONTEM NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Bloco abre legislatura com as caras 
dos presos políticos de Angola

Deputados vestem t-shirts com os rostos de Luaty Beirão e dos outros 14 ativistas. Catarina Martins diz que "o silêncio é cúmplice"

Em nome da liberdade e da defesa dos direitos dos presos políticos em Angola, o Bloco de Esquerda (BE) reuniu os seus 19 deputados nos Passos Perdidos, no Parlamento, logo após a sessão de instalação do Parlamento. De t-shirts brancas no corpo, apenas com os rostos de Luaty Beirão e dos outros 14 presos políticos estampados, o novo elenco parlamentar bloquista mereceu até os aplausos da socialista Isabel Moreira.
.
Após as fotografias, a porta-voz do BE, Catarina Martins, falou aos jornalistas para lembrar que Luaty Beirão já contabiliza 33 dias de greve de fome e que, tal como os restantes ativistas, cometeu um "único crime: liberdade de pensamento".

"Quem calar é cúmplice pelo que está a acontecer, pelos atentados aos direitos humanos, pela violência policial e pelo desfecho que isto possa ter", disse a líder do BE, reforçando de forma mais sintética: "O silêncio é cúmplice."

A rematar, e sublinhando que o partido que lidera "leva a liberdade muito a sério", defendeu que é importante saber o estado de Luaty Beirão, dos restantes ativistas acusados de preparação de um golpe de Estado por "estarem a ler um livro" e também dos presos angolanos que são torturados. Por isso, adensou que o início dos trabalhos na casa da democracia foram a oportunidade certa para alertar para a importância de algo "temos por adquirido no nosso país": a liberdade.

* Abaixo as ditaduras em todo o mundo, a do dinheiro também!

.

Sem comentários: