10/09/2015

CATARINA BEATO

.




"No meu tempo é que era?"

Eu tenho saudades do telefone fixo (esse sobreviveu a todos os movimentos de mudanças e processos de minimalismo e continua comigo apesar de desligado).E tenho saudades de ler jornais e ir buscar cartas à caixa do correio (a última vez que recebi uma carta, sem ser contas para pagar e faturas, foi no verão passado, quando a minha mãe obrigou o meu filho mais velho a mandar-me um postal)

Sim, esta é uma crónica saudosista, cheia daqueles exercícios irritantes de "no meu tempo é que era".

Há dias em que detesto as redes sociais. Há dias em que detesto a rapidez da internet e a facilidade com que carregamos no botão para partilhar uma notícia, um texto, ou um vídeo, em que lemos apenas o título.

Há dias em que sinto que estes mecanismos potenciadores da democracia e da liberdade são exactamente o contrário disso. É aqui que começo: "no meu tempo" (e repare-se que, no tempo a que me refiro já existia internet - apesar de horas infinitas para que cada ligação fosse estabelecida, bip e telemóveis) as coisas aconteciam devagar.

E essa demora, aparentemente chata, obrigava-nos a digerir a informação.
Fosse a morte de um amigo, a notícia da guerra num país distante, ou a análise dos golos do jogos de domingo à tarde.

Se a facilidade com que partilhamos "as gordas" das notícias que não lemos até ao fim e com que nos revoltamos contra as injustiças deste mundo correspondesse a atos concretos e reais, seria bom. Seria igualmente desejável que não estívessemos limitados, apesar da facilidade com que a informação é partilhada, pelas ondas virais de um ou outro assunto.

Ontem, falámos apenas da pizza, hoje o assunto é um criança morta apesar de uma guerra que existe há anos, amanhã uma decisão bárbara, que afinal é apenas uma informação recolhida há anos.

Existirá, com certeza, um equilíbrio entre a lentidão "do meu tempo" e esta sofreguidão, demasiado fácil, com que nos tornámos detentores e difusores de opinião e verdades absolutas sobre todos os assuntos. E reparem, escrevo no plural, porque o "meu tempo" também é este e tento pensar várias vezes antes de opinar, e nem sempre consigo.

Escritora e autora do blog Dias de Uma Princesa

IN "DINHEIRO VIVO"
07/09/15

.

Sem comentários: