10/09/2015

.
HOJE NO   
"OBSERVADOR"

A pianista portuguesa Maria João Pires ganhou um “óscar” da música clássica

Maria João Pires venceu um dos mais importantes prémios da música clássica. A pianista portuguesa ganhou um prémio Gramophone, equivalente aos óscares no meio, e vai recebê-lo ainda este mês. 
.
A pianista portuguesa Maria João Pires venceu o reputado prémio Gramophone, na categoria “Concerto”. Os prémios são considerados equivalente aos Óscares dentro da música clássica.

O prémio foi atribuído pela interpretação feita pela pianista dos concertos para piano nº 3 e nº 4 de Beethoven. O trabalho, gravado em parceria com a orquestra sinfónica da Rádio Sueca e com o maestro inglês Daniel Harding, foi editado em disco em 2014.

Os prémios Gramophone têm 12 categorias e existem desde 1977. O ano passado, o vencedor do prémio na categoria “Concerto” foi atribuído ao pianista francês Jean-Efflam Bavouzet.

A pianista portuguesa está também nomeada para a categoria especial “Gravação do ano”, cujo vencedor será anunciado numa cerimónia marcada para o dia 17 de setembro, que decorrerá em Londres.

O coro da Gulbenkian foi também vencedor de um prémio Gramophone, na categoria Ópera, pela sua participação na ópera Elektra de Richard Strauss, dirigida pelo maestro francês Richard Strauss.

* Maria João Pires, uma grande mulher com uma pátria madrasta.

.

Sem comentários: