22/09/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Sócrates diz que vai votar sem pedir
. autorização ao juiz

José Sócrates apenas irá informar o juiz Carlos Alexandre da intenção de votar mas assume não querer que a polícia o acompanhe. Advogado disse ao DN que a lei não obriga a que os arguidos peçam autorização 
.
O advogado de José Sócrates, João Araújo, confirmou ao DN que o ex-primeiro ministro vai votar no dia 4 de outubro e apenas irá informar o juiz Carlos Alexandre dessa intenção. "Não vai pedir autorização porque não é obrigado a isso". Questionado sobre se o arguido na Operação Marquês - que se encontra em prisão domiciliária por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção - vai votar acompanhado por um elemento da PSP, o advogado não confirma nem desmente. Remetendo para o comunicado enviado às redacções. Nesse documento, os advogados Pedro DeLille e João Araújo admitem que Sócrates "não permitirá, porque parece ser essa intenção, que o exercício do seu direito cívico seja transformado, por quem quer que seja, em espetáculo de humilhação pública dele e em prejuízo para o Partido Socialista".

Mas garantem que Sócrates, em prisão domiciliária desde o dia 4 de setembro, depois de nove meses em prisão preventiva, "exercerá, naturalmente, o direito de votar nas próximas eleições, garantido pelas leis e pela Constituição, e por isso não pedirá autorização nenhuma, limitando-se a transmitir as informações pertinentes", diz a mesma nota.

Segundo explicou ao Expresso na semana passada, a presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Maria José Costeira, esclareceu que um arguido em prisão domiciliária só se pode dirigir às urnas com escolta policial.

Já Ricardo Salgado será escoltado pela polícia até à urna onde depositará o seu boletim de voto. O ex-presidente do Banco Espírito Santo, que está em prisão domiciliária há quase dois meses, pediu ao juiz de instrução para sair de casa no dia 4 de outubro, pedido que foi aceite.

Também o ex-ministro Armando Vara, arguido também na Operação Marquês, vai sair de casa e exercer o direito de voto, mas como está em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, a vigilância fica a cargo da equipa de vigilância eletrónica da Direção-Geral de Reinserção Social.

* O sr. Sócrates é crescido, saberá o que faz...


.

Sem comentários: