06/07/2015

.

HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Porto de Sines bate novo recorde histórico

O principal porto nacional registou um crescimento de 25% no primeiro semestre deste ano em comparação com o período homólogo.

De acordo com a APS – Administração do Porto de Sines, liderada por João Franco, nos primeiros seis meses do ano foram movimentadas 21,8 milhões de toneladas de mercadorias no porto alentejano.
 .
“A contribuir para este novo máximo, estiveram todos os segmentos de carga, pois todos eles tiveram um comportamento positivo, o que na prática significa dizer que todos os terminais especializados do porto de Sines cresceram”, sublinha um comunicado da APS.

Os granéis líquidos (combustíveis) continuaram a dominar a movimentação de cargas no porto de Sines no primeiro semestre de 2015, com 10,8 milhões de toneladas movimentadas, mas o segmento de mercadorias que registou um maior crescimento neste período foi o dos granéis sólidos (cimento, cereais, carvão, celulose, etc), com uma subida de 54,44%, para 1,8 milhões de toneladas movimentadas.
Entre Janeiro e Junho deste ano, nos contentores, o porto de Sines movimentou 676.898 TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), o que significou um crescimento superior a 13% face a 2014.

De acordo com a APS, “o segundo trimestre de 2015 permitiu este importante resultado, com o mês de Junho a atingir os 140.947 TEU movimentados”.

De referir ainda que a movimentação de combustíveis para os navios (bancas) teve um crescimento de 30% (162.807 toneladas).

Por seu turno,  o número de navios em operação comercial cresceu 8% e o GT acumulado (‘gross tonnage’ ou tonelagem bruta) cresceu 11%.

* Para quem não sabe o porto de Sines, contentores, é um dos melhores portos da Europa e é o responsável por uma taxa de emprego no concelho, superior à média nacional.


.

Sem comentários: