HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Cerca de 10% dos alunos do
secundário nunca leu um livro até ao fim
"No ensino secundário, num nível de ensino em que muitos pretendem
aceder ao ensino superior, 10 por cento dos alunos nunca leu um livro
até ao fim. É um dado que nos deve por a pensar", disse hoje à agência
Lusa Leopoldina Viana, da Universidade do Minho e responsável pelo
estudo.
.
O estudo decorre desde 2013 no âmbito da iniciativa Ler+Jovem e será
apresentado hoje à tarde, em Lisboa, no primeiro encontro nacional de
escolas participantes neste programa.
A ideia é, segundo a responsável, perceber o que é que os alunos leem, onde leem e quais as suas preferências.
Globalmente, adiantou Leopoldina Viana, os alunos leem e, desde que é
feito o estudo, não se têm registado grandes variações em termos de
leitura.
O estudo revela ainda que 14 por cento das famílias dos alunos
participantes no inquérito não têm livros em casa e que um quarto dos
alunos afirma que não gostava de ler em criança porque tinham
dificuldade de compreender o que liam.
"É um dado importante para investir mais na compreensão da leitura nos anos iniciais", disse Leopoldina Viana.
Leopoldina Viana manifestou ainda preocupação pelo facto de o
professor como motivador de leitura aparecer em último lugar entre as
motivações dos alunos para lerem.
"Dá-nos a entender que há trabalho a fazer e que o professor tem que ter um papel mais ativo nesta área", considerou.
A procura do conhecimento e de atualização são as principais
motivações apontadas pelos alunos para ler, bem como a influência do
grupo de amigos.
Os alunos do secundário leem literatura sobretudo dos tempos livres e
nas férias, conclui ainda o estudo, que revela, contudo, um "uso
intensivo das bibliotecas escolares".
O livro continua a ser o suporte preferencial de leitura e, entre
2013 e 2014, registou-se uma diminuição do número de alunos que acede à
Internet e que tem computador.
"Provavelmente tem que ver com a crise e as dificuldades económicas", disse Leopoldina Viana.
Leopoldina Viana sublinhou ainda que os alunos escolhem por vezes um
tipo de literatura que não é aconselhada pela escola o que leva os
professores a pensarem que os alunos não são leitores.
"Há muitos jovens que leem bastante, leem um tipo de literatura que
não é muito consagrada do ponto de vista académico e relativamente à
qual os professores fazem tábua rasa. Se calhar é preciso que a escola
pense nesta leitura e possa integrar este tipo de leitura para seduzir o
leitor", disse.
Professores, alunos e professores bibliotecários de todo o país estão
hoje reunidos em Lisboa no I Encontro de Escolas Ler+Jovem, uma
iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas
Escolares, que visa fomentar a leitura nos alunos do ensino secundário.
* Vergonhoso, então os papás não fazem queixa dos professores por estes obrigarem os filhinhos a ler?
.
Sem comentários:
Enviar um comentário