16/06/2015

.
HOJE NO
 "RECORD"

JOGOS EUROPEUS 2015
Fernando Pimenta: 
«Foi uma medalha que me saiu do corpo»

O canoísta português Fernando Pimenta afirmou esta terça-feira que a prata conquistada em K1 5.000 metros dos Jogos Europeus foi uma medalha que lhe saiu do corpo, numa prova de sofrimento do início ao fim. 

"Foi fantástico fazer esta prova, foi uma prova que me custou, uma medalha que me saiu mesmo do corpo", disse no final da prova Fernando Pimenta, que terminou atrás do alemão Max Hoff, medalha de outro, e à frente do francês Cyrille Carre, bronze.
.
Fernando Pimenta, que segunda-feira já tinha conseguido a medalha de prata na prova de K1 1.000, admitiu ter-se ressentido do esforço despendido de manhã, na prova de K4 1.000, que a equipa portuguesa terminou na quinta posição.

"Foi sofrer desde o início, foram cinco quilómetros a sofrer. Ainda me ressenti muito da prova da manhã, não estava com a mesma energia que estava ontem [terça-feira], nem com a que estava de manhã, estava algo cansado e um pouco mais preso", referiu.

Fernando Pimenta, que terminou a prova a 10 segundos do vencedor, explicou como tentou gerir o esforço durante a prova.

"Tentei gerir ao máximo o esforço, andei alguma parte da prova a tentar lutar pelo grupo da frente. Assim que consegui tentei descolar para ficarmos só três para tentar assegurar o pódio. Isso aconteceu, consegui ficar só eu e o alemão e depois foi sofrer", disse.

O canoísta português, que juntamente com Emanuel Silva conquistou a medalha de prata em K2 1.000 nos Jogos Olímpicos Londres2012, admitiu ainda ter aspirado ao ouro.

"Ainda tentei discutir a medalha de ouro, mas não consegui. Estava muito cansado (...) O alemão impôs um ritmo diabólico", referiu o canoísta, considerando que já está "no lote dos melhores atletas de canoagem do mundo".

Admitindo que tem vindo a abdicar de muita coisa para se dedicar à canoagem, Fernando Pimenta garantiu que as metas até final da época estão claramente definidas: "Conseguir o apuramento olímpico e dar mais alegrias aos portugueses".

Além das duas medalhas de prata de Fernando Pimenta, Portugal conseguiu já mais duas medalhas nos I Jogos Europeus: uma de ouro por equipas no ténis de mesa, conquistada por Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo, e uma de prata de João Silva no triatlo.

Taekwondo:
Rui Bragança conquista ouro

Rui Bragança conquistou esta terça-feira em Baku o segundo ouro da comitiva portuguesa nos Jogos Europeus, ao derrotar na final da categoria de -58kg o espanhol Jesus Cabrera, por 6-5.
 .
Para chegar ao combate decisivo, o português, campeão europeu, ultrapassou o turco Gorkem Sezer, o sérvio Milos Gladovic e o belga Si Mohamed Ketbi.

Rui Bragança conquistou a quinta medalha para Portugal em Baku, depois do ouro da equipa de ténis de mesa, e as pratas do canoístas Fernando Pimenta (K1 1.000 e K1 5.000) e de João Silva, no triatlo.

 * Em Portugal vêm do desporto, da ciência e  da cultura as alegrias que nos fazem sorrir, da política e da banca quase sempre sordidez.


.

Sem comentários: