16/06/2015

.
HOJE NO
 "DESTAK"

BCG com resultados promissores no tratamento da diabetes Tipo 1

Vacina contra tuberculose mostrou bons resultados no tratamento da diabetes do tipo 1.

É promissora. Pelo menos é este o adjetivo usado pela equipa de especialistas para definir uma vacina que parece ter o potencial para reverter os sintomas da diabetes do tipo 1, apresentada no encontro anual da Associação Americana de Diabetes. O mundo conhece-a bem, mas para outros fins. Trata-se da BCG, usada para prevenir a tuberculose, que é agora a ‘estrela’ dos dos ensaios clínicos de fase II realizados em seres humanos, que esperam confirmar o sucesso deixado antever pelos testes iniciais.
.
«O seu mecanismo de ação é um pouco diferente do utilizado para outras vacinas», explica ao Destak João Filipe Raposo, diretor clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). «Esta vacina faz uma modulação do nosso sistema imunitário – “afina as nossas defesas” – tornando-nos mais resistentes a alguns tipos de agressão», acrescenta o especialista, que confirma que, por causa deste mecanismo de ação, a BCG já é usada para tratar o cancro da bexiga, estando a ser feitos estudos noutros tumores e doenças «onde o processo imunológico possa ser importante».

A diabetes do tipo 1, que afeta cerca de três mil crianças e jovens em Portugal, «é uma doença que pertence ao grupo das doenças autoimunes – por motivos ainda não completamente esclarecidos o corpo inicia uma reação de destruição das células do pâncreas que produzem insulina. Dado o processo imunológico ser fundamental para a despoletar, tornou-se natural efetuar este ensaio clínico com a vacina BCG».

Ao todo, 150 adultos com a doença, a quem vai ser administrada a vacina, vão ser acompanhados ao longo de cinco anos, com o objetivo, esclarece o médico, de «perceber se a introdução desta vacina pode reverter a doença (o ideal !) ou prolongar e ajudar a melhorar o controlo da diabetes».

Mas busca por uma cura não se fica por aqui. São várias, segundo João Filipe Raposo, as linhas de investigação seguidas no momento, que se encontram em fases diferentes de desenvolvimento e possível sucesso. «São, no entanto, uma fonte importante de esperança para as pessoas com diabetes tipo 1.» 

* Um milagre da ciência.

.

Sem comentários: