03/06/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Futebol europeu supera 
20 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte destaca o crescimento das cinco maiores Ligas. 

Segundo o estudo "Annual Review of Football Finance" da consultora Deloitte, o mercado europeu de futebol superou "os 20 mil milhões de euros em 2013/14" sob maior influência exercida pelo "crescimento das cinco principais Ligas europeias" - alemã, espanhola, francesa, inglesa e italiana -", cada qual com receitas recorde pelo terceiro ano seguido. 
 .

Os 20 clubes ingleses da Premier League contribuem para cerca de 20% do mercado europeu - aliás, o crescimento das receitas em 29% (879 milhões de euros) na Premier League reforçou-a como a que tem "maior volume de receitas do mundo", com um total de 3,9 mil milhões de euros, à frente da Bundesliga. Os direitos de transmissão aumentaram 48% e o contributo dos novos contratos, nacionais e internacionais, para o crescimento da Liga situou-se em três quartos.

"Cada uma das cinco principais ligas atingiu receitas recorde pelo terceiro ano consecutivo", sintetiza Dan Jones, 'partner' da consultora na área de 'Sport Business", "voltando a demonstrar que o melhor futebol ao vivo se mantém como conteúdo 'premium' para as estações de TV e que os parceiros comerciais estão disponíveis para pagar mais com o intuito de se associarem aos clubes que lideram na Europa, considerando o seu perfil global."

Jones acrescenta, referindo-se à questão dos direitos TV: "Em 2013/2014 o clube da Premier League que arrecadou menos com as receitas televisivas ganhou mais que todos os outros clubes europeus, excepto os cinco maiores da Europa. Considerando os recentes anúncios sobre os acordos comerciais de transmissão dos maiores clubes, a expectativa é que a Premier League ultrapasse a Bundesliga em termos de receitas comerciais e passe a liderar, a nível mundial, nas três principais categorias de receitas a partir de 2014/2015", complementa.

No caso da Liga alemã é o oitavo ano seguido que se verifica um aumento de receitas, facto que lhe permite consolidar o segundo posto no volume de receitas: 2,3 mil milhões após o crescimento de 257 milhões (mais 13%). Em espanha, as receitas dos clubes aumentaram 3% (65 milhões) para um total de 1,9 mil milhões de euros, centrando-se o maior contributo entre Real Madrid e Atlético Madrid, uma vez que "as receitas agregadas dos outros 18 clubes" desceram face ao ano anterior.

Em Itália registou-se um "aumento marginal de 22 milhões (1%) para os 1,7 mil milhões de euros", panorama que não disfarça a "dependência das receitas dos direitos de transmissão própria do futebol italiano que, com 59% das receitas cumulativas, representa o maior contributo de uma só fonte de receita entre as cinco principais ligas".

Em França, o aumento das receitas situou-se nos 201 milhões (mais 15%) para um total de 1,5 mil milhões de euros sob forte incremento do Paris-Saint Germain, cujas receitas cresceram 75 milhões. Os estádios franceses também registaram a maior média de assistência (21 mil espectadores) desde 2008/09, mas as receitas por jogo só aumentaram 4% (cinco milhões) até aos 144 milhões de euros, cabendo 44% desse número ao PSG.

Também no capítulo dos rácios salários/receitas houve melhoria, pois, pela primeira vez, desde 2006/07, "cada uma das cinco principais ligas referiu um número igual ou inferior a 70% e, em média, menos de um terço de crescimento da receita em 2013/14 foi canalizado para ordenados". Só a Liga espanhola não melhorou no rácio salários/receitas: Bundesliga, 49%; Premier League, 58%; Ligue 1, 64%; Série A, 70%; Liga Espanhola, 57%. Num plano global, o rácio baixou para os 59%, "o menos elevado desde 99/00".

'Senior consultant' da Deloitte no sector de 'Sports Business', Adam Bull explica: "Os regulamentos de fair- play financeiro da UEFA, juntamente com as medidas de controlo de custos em determinadas ligas europeias, parecem influenciar o modo como os clubes afectam os aumentos das receitas, direccionando-os menos para os gastos salariais. Nas últimas duas épocas, apenas 31% das receitas provenientes do crescimento das cinco principais ligas da Europa foram gastos em salários, enquanto nos dois anos que os precederam o número era de 61%."

Enfim, segundo o relatório, "a Premier League registou um resultado operacional de 734 milhões de euros em 2013/2014, tendo sido quase o triplo do recorde estabelecido em 2012/2013 pela Bundesliga, com 19 dos 20 clubes a registarem um resultado operacional positivo e tendo a margem operacional da Premier League atingido os19%. A Bundesliga também reportou um resultado operacional positivo, apesar de ter caído 5% (14 milhões de euros) para os 250 milhões de euros face à época passada".

O estudo da consultora deixa ainda outras conclusões: "Os novos acordos de direitos de transmissão das duas maiores ligas Europeias fizeram as receitas desta categoria subir 18% para os 5,4 mil milhões de euros, e contribuíram em 48% para o total de receitas das cinco principais ligas. Cada uma delas revelou as condições da renegociação destes acordos até pelo menos 2016/2017 e que fazem antever que a importância deste nível de receitas irá continuar.
As receitas provenientes de patrocínios e outas fontes comerciais aumentaram 18% e atingiram os 4 mil milhões de euros, a segunda maior categoria de receitas agregadas, com 35%; As receitas por jogo cresceram 4% na época 2013/2014 e geraram 1,9 mil milhões de euros entre as cinco principais ligas. 

A mudança no sentido da comercialização colectiva dos direitos de transmissão a partir de 2016/2017, permitirá à Liga espanhola assegurar uma distribuição mais equitativa das receitas de transmissão entre os clubes."

* Em tão grande negócio a corrupção marca presença.

.

Sem comentários: