10/06/2015

.
HOJE NO
 "i"

Anestesiologia. 
Mafalda Ramos Martins é 
a melhor instrutora europeia

Médica de Coimbra foi premiada em Berlim pela Sociedade Europeia de Anestesiologia.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é não só o maior hospital português como tem também o maior centro de formação de anestesiologia. São perto de meia centenas de médicos internos que lá estão actualmente a ganhar experiência para mais tarde poderem trabalhar em qualquer unidade de saúde do país. E a comandar esta equipa têm uma espécie de treinadora que, no mundo do futebol, equivaleria ao estatuto de José Mourinho. Mafalda Ramos Martins acabou de ser reconhecida na Alemanha como a melhor instrutora europeia de anestesiologia.
 .

O prémio foi entregue durante o congresso EuroAnaesthesia 2015, o maior evento europeu da área, que decorreu este ano em Berlim. Quem tomou a decisão foi o júri internacional da Sociedade Europeia de Anestesiologia depois de avaliar dezenas de candidaturas de vários países. Poucos saberão cá dentro ou lá fora o que se faz em Portugal na área da anestesiologia. É por isso que, diz Mafalda Ramos Martins, este prémio veio mesmo a calhar, uma vez que serve como um trampolim para promover o talento dos médicos portugueses: “O prestígio do reconhecimento europeu pela excelência do ensino da anestesiologia no nosso hospital coloca Portugal na liderança europeia da formação e ensino desta especialidade e facilita a internacionalização do conhecimento aqui gerado.”

Também a directora do Serviço de Anestesiologia do CHUC, Clarinda Loureiro, que acompanhou Mafalda Ramos Martins na cerimónia de atribuição do prémio em Berlim, não quis ficar de fora desta festa e esteve entre os primeiros que felicitaram a colega pelo “reconhecimento internacional de uma destacada médica” da sua equipa.

O presidente do conselho de administração do CHUC, por outro lado, encurtou a distância entre Berlim e Coimbra, enviando felicitações à médica e aproveitando para destacar “o ensino de excelência do serviço de Anestesiologia”, rematou Martins Nunes. 

O Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra apresentou ainda durante o Congresso Europeu de Anestesiologia 35 trabalhos científicos provenientes da investigação clínica realizada no mesmo serviço. O centro hospitalar tem actualmente em formação 42 internos da especialidade e é o maior centro de formação de internatos de anestesiologia do país. A especialidade, aliás, está entre as mais carenciadas em Portugal. Faltam pelo menos 450 anestesiologistas em Portugal, um número que segundo a Ordem dos Médicos poderá diminuir em dois terços até 2020 se forem criadas condições para fixar estes especialistas no Serviço Nacional de Saúde.

* Mais uma inteligência feminina e lusitana, um orgulho para o país. 
** Teixeira dos Santos foi hoje condecorado por ter levado, de braço dado com José Socrates,  o país à banca rota. Estamos recordadas que Teixeira dos Santos assumiu a pasta das Finanças por o seu antecessor se recusar a pactuar com as manobras "socretinas".

.

Sem comentários: