08/05/2015

.
HOJE NO
 "OBSERVADOR"

Estado Islâmico abre hotéis 
e centros comerciais no Iraque?

Até agora, a propaganda do EI envolvia a destruição de museus e cidades. A divulgação da abertura de um hotel de luxo e de um centro comercial parece ser uma provocação à coligação internacional.
.
O Estado Islâmico terá aberto um hotel de cinco estrelas em Mossul, no Iraque. A informação surge depois de uma série de contas de Twitter ligadas ao grupo jihadista ter começado a divulgar imagens daquilo que parece ser a recuperação arquitetónica de um hotel que outrora foi considerado dos melhores e dos mais luxuosos do Iraque.

O hotel, cujas imagens dão a entender que será o Ninawa International Hotel, destinar-se-á especificamente a comandantes militares do grupo terrorista e tem 262 quartos, dois restaurantes, duas salas de gala e um ginásio, entre outras coisas. A inauguração foi anunciada para o primeiro dia de maio nas redes sociais do EI e todos os habitantes de Mossul foram convidados a ir. Segundo as imagens divulgadas, houve balões e fogo-de-artifício.

Seja ou não verdade, há um efeito de propaganda subjacente a estas informações. O Estado Islâmico estará, assim, a mostrar ao mundo – e aos Estados Unidos, mais particularmente – que apesar dos ataques aéreos constantes, a vida em Mossul continua normal. “Se a coligação está realmente a causar danos, então o EI não conseguiria fazer jantares de gala com fogo-de-artifício num hotel de luxo”, explica Charlie Winter, da fundação de luta anti-extremista Quilliam, ao Independent.

E para aumentar esse efeito de propaganda, o grupo jihadista também fez saber que abriu um centro comercial na mesma cidade, Mossul, a segunda maior do Iraque e um dos bastiões mais importantes do EI, que controla grandes zonas de território naquele país e na Síria.

* Não sejamos ingénuos e pensemos que isto acontece devido à impotência dos países do ocidente, este grande hotel do terrorismo existe devido à conivência dos "donos do dinheiro" deste mundo global, allô, allô, Bildeberg.


.

Sem comentários: