08/05/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Restauração perdeu quase 53 mil postos de trabalho em seis meses

Dados correspondem a 290 empregos perdidos por dia e a uma redução de 17,5% entre Setembro de 2014 e Março de 2015. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) afirma que o sector perdeu 52.900 postos de trabalho nos últimos seis meses. Os dados foram pedidos ao Instituto Nacional de Estatística (INE) e analisados pela associação e referem-se ao período entre Setembro do ano passado e Março de 2015.

O PROFETA
 Os dados correspondem a mais de 290 empregos perdidos por dia e a uma redução de 17,5% nos últimos seis meses. Ainda de acordo com os dados citados pela AHRESP, o sector registou 249.100 postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano, atingindo mínimos de sete anos.

Para a associação, o aumento da taxa do IVA de 13% para 23% "é a principal causa desta redução dos postos de trabalho". Para o director-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, "estes números confirmam o massacre que está a devastar um dos sectores que mais gera empregos em Portugal".

"As nossas empresas - aquelas que conseguiram sobreviver - encontram-se numa situação insustentável do ponto de vista financeiro e de recursos humanos", adverte em comunicado.

O comunicado realça que a restauração e a hotelaria representam 71,3% das empresas, 77,4% das pessoas empregadas e 50,5% do volume de negócios do sector do turismo.

* Irmãos caríssimos tenhamos fé na biografia evangélica  do possidónio profeta Passos Coelho, sem dúvida que o país está melhor.


.

Sem comentários: