10/04/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 DA MADEIRA"


Assembleia comemora 25 de Abril com
. intervenções de todos os partidos

Uma das primeiras inovações do novo parlamento regional, promovidas pelo PSD-Madeira, acontecerá poucos dias depois da tomada de posse dos deputados da XII Legislatura e foi anunciada no final da reunião da Comissão Política do PSD-M.
 .
Os deputados assumem funções no dia 20 de Abril e no sábado seguinte, participam numa cerimónia rara no parlamento regional: a comemoração do 25 de Abril, com intervenções de todos os partidos.

Esta é uma das medidas que fazem parte da reforma política, promovida pela nova direcção do PSD-M e que terá várias implicações no parlamento.

As comemorações da Revolução de 25 de Abril de 1974 nunca foram pacíficas, porque o PSD-M nunca aceitou viabilizar sessões idênticas às que acontecem na Assembleia da República e o parlamento regional até chegou a comemorar a ‘Revolução dos Cravos’ no dia 26.

Uma das propostas do novo presidente do parlamento, Tranquada Gomes, será a realização de uma sessão solene, em que todos os partidos terão possibilidade de intervir.

Esta alteração junta-se a medidas como a redução do ‘jackpot’ parlamentar em 40%, aprovada logo a pós a vitória de Albuquerque para a liderança do partido e a promessa de aprovação de um regime de incompatibilidades e impedimentos, semelhante ao que está em vigor no resto do país.

O futuro presidente do Governo Regional também já prometeu que o seu executivo estará no parlamento sempre que for necessário e que promoverá debates anuais sobre o Estado da Região.

* Esboça-se uma mudança mas por enquanto não passa de promessa.

.

Sem comentários: