09/04/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Comida escolar é "hipocalórica"

Valor energético é inferior ao aconselhado pela OMS.

As escolas primárias da área metropolitana de Lisboa servem refeições hipocalóricas, ou seja, com valor energético abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A conclusão é do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), que no ano letivo de 2012/2013 analisou 36 refeições, recolhidas em 36 escolas. 
 .
"O valor energético de 69% das refeições é inferior ao preconizado pela Organização Mundial da Saúde. Já o teor de proteína, em 50% das refeições analisadas, é superior ao valor recomendado", revela o estudo. Cada refeição incluía sopa, prato principal (baseado em carne ou peixe), acompanhamento glucídico (arroz, massa, batata ou leguminosas), acompanhamento hortícola e/ou salada, sobremesa (gelatina ou fruta) ou um produto lácteo (iogurte) e pão de mistura.

Para inverter o elevado número de refeições hipocalóricas, o INSA alerta para a "necessidade de as câmaras, serviços de saúde e empresas estabelecerem programas de vigilância nutricional, de forma a garantir a qualidade nutricional das refeições". 

* O ministro da Educação mais uma vez não cumpre o dever de cuidar  das crianças que estão sob a sua responsabilidade durante várias horas por dia.

.

Sem comentários: