06/04/2015

.


484.
Senso d'hoje

 MANOEL OLIVEIRA
 O CINEASTA COM MAIOR
LONGEVIDADE PROFISSIONAL
NO MUNDO, FALECEU A 02/04
O QUE DISSE QUANDO FEZ 100 ANOS


"Tenho dois problemas na vida. Em casa falta-me espaço e na vida falta-me tempo. E não posso dar remédio nem a uma coisa nem a outra".

Não dou conta nem da idade que tenho, nem do tempo que passou. É claro que tenho muitas saudades, muita pena dos amigos e dos parentes, os meus irmãos, os meus primos, os meus tios, naturalmente do meu pai e da minha mãe. Enfim, mas já lá vão, é a ordem natural da vida. 

Tinha um tio padre, que era o único que ainda se conservava vivo, e quando ele fez as bodas de prata fizemos uma reunião. Eramos muitos primos e nessa altura já tinham morrido vários. Eramos 85 primos direitos, hoje não tenho um. Os meus avós paternos tiveram 14 filhos. Às vezes aparece-me um neto meu com um amigo que me diz "este é seu primo". Hoje, não tenho um amigo que tivesse vivido comigo a minha juventude, mais apressados do que eu foram-se todos embora.

* Excertos de entrevista excusiva ao "DIÁRIO ECONÓMICO" por ocasião do centésimo aniversário.


** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.  

 .

Sem comentários: