07/03/2015

.


454.
Senso d'hoje

  STUART HOLLAND
PROF. UNIVERIDADE DE COIMBRA
SOBRE OS DESAFIOS QUE
SE COLOCAM À U.E.


 "A hegemonia alemã é perigosa para a Grécia e para a Europa"

A recuperação da Grécia - e de Portugal - depende da recuperação da economia europeia, que é totalmente exequível sem a revisão dos tratados, sem novas instituições e sem transferências fiscais das economias mais fortes para as mais fracas.

A palavra alemã para dívida ('schuld') é a mesma do que para a culpa. O filósofo Friedrich Nietzsche argumentou na sua 'Genealogia da Moral' que os fortes credores alemães não só desejam ser reembolsados pelos credores fracos como também puni-los pela sua "dívida-culpa". Há uma leitura errada da história entre as duas guerras, pois o que permitiu a ascensão de Hitler não foi a inflação, mas a deflação. Heinrich Brüning, chanceler da Alemanha de 1930 a 1932, respondeu à crise de 1929 apertando o crédito e congelando aumentos salariais, através de uma política de austeridade que agravou a queda da procura internacional e causou um aumento dramático do desemprego. 


* Excertos de importante entrevista ao "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"  

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.

Sem comentários: