20/03/2015

.
HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Khan Academy: 
Dois anos a ensinar de forma 
divertida e gratuita em português

O site de conteúdos da Khan Academy em português celebra dois anos com mais de mil vídeos disponíveis e promete novas funcionalidades até ao final do ano.

A matemática é uma das disciplinas que tradicionalmente mais dificuldades levanta, ao longo dos vários graus de ensino e é também a disciplina que mais alunos leva aos centros de explicação. No entanto, nestes tempos de crise, são muitas as famílias que não têm recursos financeiros para suportar estes custos. Mas atenção, existem plataformas de ensino online que podem ajudar. É o exemplo da Khan Academy. Missão? Ensino gratuito para qualquer pessoa, em qualquer lugar.
 .

Em Portugal, este projecto educacional interactivo chegou pela mão da Fundação Portugal Telecom em 2013, com a distribuição progressiva de conteúdos gratuitos focados nas matérias de matemática, física e química, e com explicações de temas que cobrem os currículos do 1º ao 12º ano de escolaridade. E tem tido sucesso na comunidade escolar. Mais de 20 escolas públicas nacionais já utilizam estes conteúdos em programas integrados, estruturados e liderados por entidades competentes, como a DGE e a Fundação Calouste Gulbenkian. E "os alunos têm aderido com bastante entusiasmo", afirma ao Económico o professor Nuno Araújo, da Escola Eça de Queirós, nos Olivais. "É uma ferramenta muito útil que utilizo com bastante regularidade em situações de "aula invertida" e eles [os alunos] adoram", acrescenta. Já o professor Miguel Ferreira, do Colégio Planalto, refere que "ao utilizar esta ferramenta em sala de aula, os alunos conseguem ver de outra forma os conteúdos. É uma forma lúdica de explicar conteúdos, o que é bom pela diversidade".

Teresa Salema, directora da Fundação Portugal Telecom, e responsável por este projecto em Portugal, explica ao Económico que o acesso aos conteúdos da Khan Academy está aberto a qualquer entidade ou pessoa que queira aprender ou acelerar a sua aprendizagem sobre determinada disciplina ou matéria. Basta aceder ao site da Fundação PT (fundacao.telecom.pt/KhanAcademy/) e explorar os mais de mil vídeos disponíveis. E apesar de considerar que esta ferramenta "pode ser um complemento bastante eficaz às explicações presenciais, não um substituto", a responsável conta que tem recebido comentários de encarregados de educação "a dizer que deixaram de precisar de pôr o filho no explicador depois de termos lançado a Khan Academy em português".

Mas e quais são as vantagens da utilização desta plataforma? Segundo Teresa Salema, o facto de o utilizador ter a possibilidade de poder aprender ao seu próprio ritmo, estimula o "querer saber mais" e, por conseguinte, acelera o processo de aprendizagem. "Ao contrário do que acontece numa aula ou explicação presencial, na Khan Academy o aluno pode parar, reiniciar e rever determinado vídeo online as vezes que quiser. A somar a isso, o utilizador não está condicionado a um horário nem sente a pressão que por vezes a presença de um professor ou explicador pode exercer. A linguagem directa, simples, informal e até intimista que o locutor utiliza atrai bastante os mais novos", sublinha, acrescentando ainda que a Fundação tem "recebido inúmeros comentários de alunos dando conta de que graças às explicações da Khan Academy passaram a ter excelentes notas a matemática, quando anteriormente só tinham negativas".

A mesma responsável estima que até ao final do ano possam ser disponibilizadas novas funcionalidades no site de conteúdos da Khan Academy. O objectivo passa por introduzir uma nova disciplina no site, a Biologia, e traduzir mais 250 vídeos. Além disso, a Fundação PT está a trabalhar na optimização da plataforma, para que cada utilizador possa interagir com o site de forma mais personalizada. Ou seja, até ao final de 2015, o site de conteúdos deverá conseguir fazer uma pré-avaliação do utilizador para aferir o seu nível de conhecimento, poderá sugerir caminhos possíveis de aprendizagem, registar as actividades para poderem ser acompanhadas por pais e professores, e ter tutores que acompanhem cada aluno na sua aprendizagem. "Em meados do ano passado, a Fundação PT foi convidada para liderar o processo de tradução do site oficial da Khan Academy que inclui uma plataforma com mais de 100 mil exercícios de matemática. A tradução do site está a ser feita graças à colaboração de voluntários e estima-se que esteja concluída no final deste ano. Nessa altura, teremos todas as funcionalidades referidas em português", conclui Teresa Salema.

Os conteúdos disponibilizados pela Fundação PT no âmbito da Khan Academy podem ser acedidos online no site da Fundação PT, no SAPO Vídeos, no SAPO Kids, no Youtube e, ainda, na plataforma MEO Kids e no SAPO Mobile.

* ACADEMIA EXEMPLAR


.

Sem comentários: