HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Portugal deverá ultrapassar Europa
na compra de carro novos
Segundo a análise da Cetelem, dentro da Europa os portugueses são aqueles que mais carros particulares devem comprar em 2015.
As vendas de veículos particulares novos (VPN) deverá
crescer 7,1% em Portugal, este ano, mais que o mercado europeu, cujo
crescimento em 2015 não deverá ultrapassar os 3,1%. As previsões são do
responsável pelo Caderno Automóvel um estudo elaborado pela Cetelem, que
analisa as tendências do sector automóvel.
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"No ano de 2012, 46 mil novos carros foram comprados por
particulares, número que aumentou ligeiramente em 2013, tendo atingido
os 46.595 unidades", disse ao Económico Diogo Lopes Pereira, director de
marketing do Cetelem.
Este crescimento tem vindo a registar-se desde 2013, ano em que foram
comprados 105.921 unidades de VPN em Portugal, entre particulares e
empresas. De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (Acap), nos
últimos anos, têm sido as empresas suportar as vendas de veículos
particulares ligeiros com uma quota que ronda os 56%.
"Dos 14 países analisados pelo Observador Cetelem, Portugal é mesmo o
que apresenta melhores perspectivas de crescimento para este ano",
disse o director de marketing do Cetelem.
No top de mercados com maior previsão de crescimento em 2015 estão,
depois de Portugal, a China e a Holanda com variações de 5,6% e 5,1%,
respectivamente. "Estes são sinais promissores para um mercado que foi
profundamente abalado pela crise, mas que dá agora mostras de
recuperação, apresentando um bom comportamento", sublinha o responsável.
Marcas ‘premium' em destaque
Embora a crise económica tenha retraído o consumo no mercado
nacional, os portugueses elegem as marcas ‘premium' (Audi, BMW e
Mercedes) como as preferidas. Em Portugal, estas marcas representam 23%
das vendas de veículos novos, acima da média europeia que se situa nos
21%.
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À frente dos portugueses só os alemães e os britânicos com uma quota
de marcas premium de 31% e 25%, respectivamente. Diogo Lopes Pereira
explica que os "portugueses têm paixão pela viatura, que acontece quando
o automobilista desenvolve uma ligação afectiva com determinada marca e
atribui muita importância ao bom desempenho do motor, retirando prazer
da condução".
Diesel é o combustível "rei"
Em relação ao tipo de combustível escolhido, o diesel continua a
manter-se como o favorito. Diogo Lopes Pereira defende que este tipo de
combustível deverá manter-se como líder a curto e médio prazo.
"Dificilmente haverá grandes alterações no que diz respeito ao domínio
da tecnologia diesel em Portugal", sublinha o responsável.
No entanto, o Diogo Lopes Pereira acredita que esta realidade possa
alterar-se ligeiramente dentro de alguns anos, com a ascensão de novas
alternativas como os veículos eléctricos e os híbridos. "Os incentivos
dos governos europeus, nomeadamente do português, à aquisição de
veículos eléctricos e híbridos vão certamente contribuir para uma
mudança de paradigma", sublinha Diogo Lopes Pereira.
* Segundo o "BLOOMBERG" estamos no "top ten" da miséria... parece que os portugueses merecem os governos em que têm votado.
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