24/02/2015

.


443.
Senso d'hoje

 CARLOS TAVARES
 PRESIDENTE DA CMVM
 SOBRE OS PAPÉIS DO "GES"

A única coisa que gostaria de dizer é que esta é uma questão jurídica, naturalmente, mas é também uma questão de respeito pelas pessoas que aplicaram as suas poupanças em instrumentos, muitas vezes em condições deficientes, e muitas delas precisam desse dinheiro para viver. Portanto é uma questão de palavra, de cumprimento de compromissos perante essas pessoas".

"Tudo o que signifique opacidade nos negócios é negativo. Mas não defendo jurisdições com regras diferentes, sobretudo num cenário de globalização". "O caminho natural deveria ser para a eliminação dessas entidades opacas. Ainda assim os offshores hoje já são menos opacos. Mas enquanto existirem, haverá sempre possibilidade de transações menos transparentes"

"Quem põe o seu dinheiro, sob a forma de ações, está a prestar um serviço muito importante para as empresas e para a economia e tem de ser respeitado por todos, desde os maioritários à opinião pública"

"Prefiro boas pessoas e maus códigos do que más pessoas e bons códigos. Não sou contra que se introduzam mais regras e direitos de defesa aos acionistas minoritários"

* Palavras proferidas num almoço da Associação Cristã de Empresários e Gestores.


.

Sem comentários: