01/02/2015

.
 
ESTA SEMANA NO
"OJE"

Discrepâncias nos números
 do desemprego. PSD e CDS querem
 ouvir presidente do INE

A maioria PSD/CDS-PP quer ouvir no parlamento a presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Alda de Castro Carvalho, defendendo que há “discrepâncias entre as estimativas e os dados finais publicados” pela instituição.

No requerimento apresentado à comissão de Segurança Social e Trabalho, os deputados da maioria afirmam que “desde que existem estatísticas mensais de desemprego do INE têm sido sistematicamente divulgados dados que, afinal, são sempre revistos em baixa”.
 .

“Em concreto, em outubro de 2014, o INE anunciou 13,6% de desemprego que, afinal era 13,5%. Em novembro de 2014, o INE previu 13,9%, que depois retificou para 13,5%. Estas discrepâncias não permitiram aos portugueses uma correta perceção da evolução virtuosa da taxa de desemprego que teve, de facto, uma redução acentuada face a igual período de 2013″, argumentam.

No requerimento, os sociais-democratas Adão Silva e Mercês Borges e pelo centrista Artur Rego, escrevem que “importa perceber as razoes de discrepâncias entre as estimativas e os dados finais publicados pelo INE”.

* Já agora as inteligências pardas  da maioria deviam convocar madame Lagarde para uma audição, já que o comunicado do FMI da passada sexta-feira, referia que o desemprego real no nosso país é superior a 20%. Falta-lhes coragem.

.

Sem comentários: