03/02/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Lisboa vai recrutar para 
embaixadas britânicas em 50 países

Centro de Recursos Humanos emprega 18 pessoas e já abriu na embaixada portuguesa. É por Lisboa que vai passar, a partir de agora, todo o recrutamento para 85 missões diplomáticas britânicas espalhadas pela Europa e Ásia Central, num total de 50 países, que se estende até à fronteira da China. O projecto, que dá emprego a 18 pessoas em Lisboa e que além do recrutamento vai também prestar apoio ao nível dos recursos humanos, é dirigido pela espanhola Beatriz Perez e está já em funcionamento com 15 profissionais desta área, curiosamente todas elas mulheres, ficando a faltar entrar apenas três pessoas.

"A escolha foi feita por competência. Esse foi o critério que seguimos e acabámos por contratar só mulheres", explica Beatriz Perez.

A competição pela localização do centro era grande, mas Portugal acabou por ser o país escolhido. A razão é explicada pela própria embaixadora britânica em Lisboa: "Escolhemos Portugal por causa da qualidade das pessoas e porque o nível de inglês dos portugueses é muito bom. Neste momento, em que há muitas preocupações com a questão da imigração de jovens talentos, a nossa experiência é que continua a haver muitas pessoas com talento em Portugal. A oferta do país é muito competitiva", disse ao U&E Kirsty Hayes.
 .
A inauguração do centro, a semana passada, trouxe a Lisboa o Chefe do Serviço Diplomático britânico, Simon Fraser, para quem a opção por Portugal "demonstra a qualidade e capacidade de quem aqui trabalha".

Simon Fraser explicou ainda que "este centro é parte de um processo" que está a ser implementado pelo Foreign Office do primeiro-ministro David Cameron para profissionalizar a prestação de serviços de recursos humanos globais. "Estamos a colocar os profissionais de recursos humanos todos numa equipa a trabalhar com as diferentes embaixadas. Os resultados vão, de certeza, melhorar", sublinhou.

Para António Rodrigues, o presidente do grupo parlamentar de Amizade Portugal-Reino Unido, que também esteve presente na cerimónia de inauguração do centro na embaixada britânica, este investimento "demonstra confiança do governo britânico no nossos pais e reconhecimento da qualidade e capacidade dos nossos recursos humanos, além do bom domínio do inglês. E pode focar aqui um conjunto de atenções de outros países".

* Todos os dias lemos notícias de portugueses que se destacam nas mais variadas profissões e actividades, mas os políticos, coitados...


.

Sem comentários: