08/02/2015

.


ESTE MÊS NA
"PC GUIA"

Como ver canais online 
bloqueados em Portugal

O TunnelBear é o melhor programa gratuito de VPN (Virtual Private Network), para aceder a conteúdos que tenham bloqueios regionais, como por exemplo os sites das várias cadeias e canais de TV americanos e ingleses que disponibilizam streams de episódios das suas séries e programas gratuitamente. 

O uso de uma VPN também lhe dá segurança extra porque tudo dificulta muito a detecção das suas actividades online, a que sites vai, etc.

Na versão gratuita, o TunnelBear permite a utilização de 500 MB, mas também lhe vamos dizer como se consegue obter mais 1GB gratuitamente.

Precisa de: TunnelBear, Windows Vista, 7, 8, ou 8.1. Dispositivo Android ou iOS (opcionais)

Aceda ao site www.tunnelbear.com e clique em “Download aTunnelBear” para descarregar o programa de instalação para a sua máquina. Execute-o e aceite os termos de utilização. Terá que criar uma conta no serviço, para tal clique em “I don’t have aTunnelBear Account”, clique emNext e insira os seus dados. Depois clique emNext outra vez. Clique emSkip, se não quiser seguir o TunnelBear nas redes sociais. Clique emNext outra vez.

O sistema manda uma mensagem de email de confirmação para o endereço de email que forneceu quando se registou, por isso abra o seu cliente deemail e procure essa mensagem de confirmação e clique em “Verify My Account”. Feche a janela dobrowser e depois clique emDone na janela doTunnerBear. Se aparecer uma mensagem a informar que necessita de instalar drivers extra para que tudo funcione clique emOK e depois emInstall.

  1. Depois de tudo instalado vai aparecer uma janela no ecrã que tem um interruptor On e OFF e um menu que lhe permite escolher o país onde se quer ligar virtualmente. O TunnelBear permite “ligar-se” em 12 países diferentes como os EUA, Japão ou Irlanda. Escolha os Estados Unidos e depois clique no interruptor para ligar o sistema. Momentos depois vai aparecer a indicação “Connected” e a informação que está a ligar via os Estados Unidos. Experimente abrir um browser e aceder, por exemplo ao site da NBC ou canal Syfy.
    Os sites das estações de TV também disponibilizam alguns episódios gratuitos.
  2. Como pode ver pela janela do TunnelBear, só consegue usar 500 MB por mês na versão gratuita. Tem sempre a opção de fazer o upgrade para a versão paga. Se quiser um pouco mais de largura de banda mande um Tweet de dentro do software. Lembra-se que quando fez o registo no passo 1 a janela pedia um nickname de Twitter? Agora pode usá-lo para ganhar 1GB gratuito. Só pode fazê-lo uma vez por mês. Basta clicar no ícone com a roda dentada que está no canto inferior direito da janela e escolher a opção Tweet for 1GB. Conformar e pronto!

A todos os leitores que não conseguem usar este processo:
1. Verifiquem se o software ficou bem instalado porque, na primeira vez que o correm, ele pode pedir para instalar um driver para a placa de rede. Têm que autorizar a instalação desse driver no sistema operativo.
2. Quando o programa arranca, escolhe automaticamente a localização mais próxima. Se quiserem usar sites americanos têm que escolher Estados Unidos no menu e depois ligar o botão para On.

Para terem a certeza que tudo está a funcionar, podem depois usar um serviço como o whatismyip.com que lhe mostra logo o vosso endereço IP e a sua origem. Se disser que o vosso IP tem como origem os EUA é porque tudo funciona como deve ser.

3. O serviço Hulu, que estava mencionado no artigo publicado originalmente, bloqueia endereços IP que chegam através de VPN. No entanto, o curioso é que experimentei o serviço quando escrevi o artigo e tudo funcionou, daí tê-lo referido especificamente.
Experimentei o Tunnelbear com sites de várias cadeias de TV americanas como a NBC, Syfy e a CBS e tudo funciona como deve ser. O streaming da ABC não funciona.
Se quiserem usar sites que não permitam a utilização de VPN, incluindo o Hulu, vejam este artigo que indica algumas extensões para o browser que são capazes de dar conta do recado.
4. O objectivo do artigo é mostrar um dos muitos programas e serviços deste tipo que se podem usar para ultrapassar legalmente as limitações territoriais impostas pelas cadeias de TV ou quaisquer outros serviços ou também meramente para manter o anonimato online.
Como digo, este não é o único software deste tipo, mas se dominarem minimamente os conceitos básicos deste conseguem usar qualquer um.

* Se é vidrado em tecnologia de informação use estas instruções são preciosas e verdadeiras, é um trabalho de PEDRO TRÓIA.


.

Sem comentários: