02/02/2015

.
 HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Pistola liga Nero ao decapitador 

Saraiva, de 28 anos, trocou há dez anos Portugal por Inglaterra. 

 Uma Glock 19 com um carregador de grande capacidade. A arma, que surge em fotos distintas na posse de Nero e de ‘Jihadi John’, o britânico que decapita em vídeo reféns do Estado Islâmico, é a principal pista das secretas europeias na tese de que o português faz parte da liderança da organização terrorista. 
 .

Nero Saraiva, de 28 anos, é um dos mais destacados jihadistas portugueses na Síria. Tal como o CM noticiou em outubro, nasceu em Angola, mas aos dois anos mudou-se para Coimbra e esteve num colégio de freiras. 

Há dez anos foi para Londres, onde tem quatro filhos e onde estudou. "Foi um choque. Infelizmente, acho que já não volta", contou ao CM o pai do jovem. Nero fala esporadicamente com a família e confia num padre católico de Londres para essa ligação. 

No ano passado o seu nome surgiu na investigação a um atentado falhado no Leste de África, pelo grupo al-Shabaab (filiado na al-Qaeda). Terá fornecido as armas. Ontem, a Procuradoria-Geral da República confirmou à Lusa a existência de vários inquéritos a factos relacionados com o Estado Islâmico em Portugal. 

Um deles é o caso, noticiado pelo CM, de um açoriano de 48 anos que usou as redes sociais para louvar a jihad. Foi interrogado pela PJ e descartada a sua ligação a terroristas. Está internado numa unidade de psiquiatria. 

* Nenhuma família tem culpa de existir um terrorista no seu seio. Desejamos que os avós eduquem bem, com valores solidários, os filhos deste presumível assassino.

.

Sem comentários: