19/01/2015

ZURAIDA SOARES

.



Urgência urgente!

Há vários anos – neste jornal, em diversas intervenções públicas e como deputada do Bloco de Esquerda/Açores -, abordei, muitas vezes, a problemática da base das Lajes.

Fi-lo sempre em consonância com aquilo que, para mim, são os mais altos interesses dos Açores.
Se, por um lado, não aceitava (nem aceito!) que a minha terra de adoção seja um trampolim para semear a morte sobre outros povos - em guerras injustas e até ilegais, face ao direito internacional -, por outro lado, considero que esta infraestrutura pode transformar-se num fator de desenvolvimento dos Açores e de criação de postos de trabalho qualificado.

Os Açores estavam e estão impedidos, no seu desenvolvimento, por causa de interesses alheios e por dogma ideológico da elite dirigente (na República e na Região) e, isso, eu não posso aceitar.
No passado, os defensores da base militar ainda podiam mostrar as contrapartidas e os cerca de quatro mil trabalhadores que lá ganhavam o seu pão. Mas, com o tempo, tudo isso se foi perdendo, as contrapartidas acabaram e, paulatinamente, o número de postos de trabalho foi diminuindo, para os cerca de 800 de hoje.

Alertei, desde 2006, que os postos de trabalho também iriam diminuir, drasticamente, a curto/médio prazo, não por ter uma bola de cristal, mas porque o Atlântico deixou de ser o eixo económico do mundo, em consequência da alteração da estratégia da Nato, promovida pelos Estados Unidos.

Não são os nomes que, então, me chamaram que me afligem. O que me aflige, hoje, são as centenas de trabalhadores/as no desemprego, centenas de famílias em angústia e, por via indireta, a depressão económica, numa ilha, onde as alternativas não existem. Esta é que é a verdadeira aflição!

Mas, se isto é verdade, aqueles que, por interesses variados, não precaveram o futuro, foram cegos, surdos e mudos às mudanças dos tempos e esquecem a aflição (que já se abate e se vai agravar) na Praia da Vitória, na Terceira e, por arrasto, nos Açores.

É, pois, urgente, a exigência de um Plano de Emergência para a ilha Terceira, que contemple uma majoração - em duração e valor - dos apoios sociais. Um Plano de Emergência, em investimento público, que combata a recessão económica, na Ilha e medidas extraordinárias de apoio ao investimento privado.

Sem prejuízo de pensarmos o futuro, hoje, a emergência é uma urgência! Não podemos esperar para o Outono e manda a decência que não venha o Ministro da Solidariedade Social distribuir a sopa dos pobres.

Sem excluir as responsabilidades das entidades regionais, o centro da responsabilidade está nos sucessivos governos da República e, particularmente, do atual, que teve o desplante de nem responder ao pedido de um plano de urgência (solicitado pelo Governo Regional) e, em sede do Orçamento de Estado 2015, o PSD e o CDS chumbarem uma proposta (exatamente, no mesmo sentido) apresentada pelo Bloco de Esquerda. Passada uma semana, sobre a notícia dos despedimentos, é vergonhoso que nenhum membro do Governo da República tenha tido, para com a população da Praia da Vitória, uma palavra de solidariedade e de assunção de responsabilidades.
Tenham vergonha!

Exigimos, de imediato, um plano de urgência de combate à crise anunciada. É o mínimo que o Governo da República pode fazer, pela responsabilidade que tem, na aflição de tantos milhares de pessoas.

IN "AÇORIANO ORIENTAL"
16/01/15


.

Sem comentários: