19/01/2015

.

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Oxfam: 
1% da população a caminho de deter 
mais de metade da riqueza mundial

Nos cálculos da organização não-governamental britânica, em 2016 o património acumulado pelos 1% mais ricos vai ultrapassar o detido pelos restantes 99%. "A amplitude das desigualdades mundiais é vertiginosa", denunciou Winnie Byanyima, directora-geral da Oxfam.
.
Em vésperas do arranque do Fórum Económico Mundial de Davos, a organização não-governamental britânica Oxfam divulgou um novo relatório no qual antecipa uma progressão das desigualdades, calculando que o património acumulado pelos 1% mais ricos tenha subido de 44% para 48% entre em 2009 e 2014, devendo superar os 50% no próximo ano.
.
"A amplitude das desigualdades mundiais é vertiginosa", denunciou Winnie Byanyima, directora-geral da Oxfam,  ao apelar aos dirigentes internacionais para que ataquem "os interesses particulares dos pesos pesados que são um obstáculo para um mundo mais justo e mais próspero".

Em comunicado, a Oxfam apela aos Estados para que adoptem um plano de luta contra as desigualdades, contrariando a evasão fiscal, da promoção de serviços públicos gratuitos, com mais impostos sobre o capital e menos sobre o trabalho, criando salários mínimos ou ainda através da criação de sistemas de protecção social para os mais pobres.

A directora-geral da Oxfam vai copresidir à 45ª edição do Fórum Económico Mundial, que decorrerá entre quarta-feira e sábado, em Davos, e que contará, entre outras, com as presenças da chanceler alemã Angela Merkel, do presidente francês François Hollande, do chefe do Governo italiano Matteo Renzi, do primeiro-ministro chinês Li Kepiang, e do secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

* Falta dizer que Davos é uma hipocrisia, que os políticos mundiais, sem excepção, são serviçais de 1% da população mundial.


.

Sem comentários: