19/01/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Tatuagem lê níveis de açúcar no sangue 

Investigadores da Califórnia criam método fiável que não causa dor. 

Uma tatuagem poderá vir a ser o método de medição do nível de glucose no sangue dos paciente diabéticos no futuro. Esta tecnologia, desenvolvida na Universidade da Califórnia, EUA, contém um sensor que usa corrente elétrica para medir os níveis de glucose no sangue sem provocar dor. Para além disso, é descartável. Deste modo, os doentes que não medem os níveis regularmente por terem medo de agulhas podem fazê-lo com mais frequência. 
 .

A tatuagem dura um dia inteiro, com a possibilidade de vir a durar mais, mas Amay Bandodkar, uma das investigadoras, afirmou que mesmo sendo preciso trocar com frequência, a mesma não é cara. "Pode ser trocada sem grandes encargos económicos para os pacientes", afirmou. Ainda em fase de testes e com resultados positivos em 7 pacientes não diabéticos, a tatuagem tem de ser removida para se analisarem os números, mas a equipa pretende chegar mais longe. 

Esta vai ter "bluetooth, que vai enviar a informação diretamente para o médico do paciente em tempo real ou armazenar os dados na cloud", explicou a investigadora. Os investigadores esperam ainda poder continuar a desenvolver a tatuagem para monitorizar os níveis de outros componentes do sangue, como alcóol, dorgas ou medicamentos. 

* A ciência é fantástica, quem pensar que não há magia engana-se.

.

Sem comentários: