09/02/2014

.
ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

Rui Moreira elogia dupla no 
balanço de 100 dias na Câmara

No balanço dos primeiros 100 dias ao leme do Porto, o autarca considera o socialista Manuel Pizarro o "parceiro ideal" e a estabilidade deixada por Rui Rio "um achado autárquico".

Num jantar que serviu para assinalar os 100 dias do seu mandato, o presidente da Câmara do Porto juntou ontem à mesa os vereadores independentes da Câmara do Porto e cerca de 250 apoiantes da campanha eleitoral, encontro que o autarca quer repetir três meses por ano a partir de agora.

No jantar realizado na Fundação Cupertino Miranda, combinado por SMS em 24 horas e em que foi o único orador da noite, Rui Moreira elencou as principais medidas da sua governação, anunciando já ter desenvolvido em pouco mais de três meses 25 medidas e ações, "uma a quatro dias".
No longo discurso, posteriormente 'postado' no Facebook , o líder da autarquia portuense diz ter encontrado no vereador socialista Manuel Pizarro o "parceiro ideal". "Não apenas pela aproximação do seu programa eleitoral ao nosso, como também porque contra a vontade do seu partido, no Porto e em Lisboa, em nome da cidade ofereceu-nos essa estabilidade, tão importante para a governação do Porto", refere no post.
Para Rui Moreira, esta aliança é vista como uma vitória "da pluralidade, da cidadania acima dos interesses partidários e da responsabilidade".
Herança de Rio "é achado autárquico", diz Moreira
Outro dos elogios da noite foi para Rui Rio, que não esteve presente no jantar, pela condições financeiras em que deixou a Câmara Municipal do Porto: "A estabilidade que encontrámos é um achado autárquico que devemos ao dr. Rui Rio", diz Rui Moreira, acrescentando que tal não torna o exercício fácil nem aconselha  negligência.
A promessa de que a cidade teria contas à moda do Porto foi ainda reafirmada ontem, assumindo que quando este executivo sair deixará "no mesmo bom estado" as contas da cidade.
A incógnita quanto ao próximo QREN foi também abordada no jantar, bem como a sua luta "pela justa repartição" de fundos comunitários, questão que Moreira titula de fundamental para a cidade e sobre a qual avisa que não se calará.
"É essa a vantagem de sermos independentes: não há ninguém que nos possa mandar calar", insiste o autarca.  

* Desejamos que a independência dure até ao fim do mandato.         


.

Sem comentários: