26/12/2014

.
HOJE NO
"RECORD"


São Silvestre de Lisboa atinge 
10 mil inscrições 7.ª Edição da 
prova realiza-se este sábado

A 7.ª edição da corrida São Silvestre de Lisboa, esta sexta-feira apresentada, vai atingir este ano os 10.000 participantes e terá, pela primeira vez, partidas por vagas, determinadas pelos tempos dos atletas.
 .
"Vamos ter três partidas, consoante os tempos dos atletas, uma inovação em Portugal e uma solução para que o evento possa continuar a crescer", afirmou Hugo Sousa, diretor da prova, agendada para sábado.

A São Silvestre de Lisboa continua a promover a "Guerra dos Sexos", que após cinco anos é liderada pelas mulheres, que venceram três edições contra duas dos homens.

Dulce Félix, totalista da prova e vencedora de três edições, entre as quais a de 2013, garantiu estar preparada para mais uma vitória.

"Estou preparada para a prova, é um orgulho ver esta prova a crescer. Começa a ser uma das melhores São Silvestre de Portugal e mesmo do mundo", afirmou a atleta.

A elite feminina parte com 2.37 minutos de vantagem em relação à masculina, a diferença com que terminou a última edição, tempo que para Sara Moreira "pode ser curto".

No entanto, a atleta, medalha de bronze na última edição da maratona de Nova Iorque, garantiu estar preparada para ajudar "as mulheres a vencerem".

"Regresso dois anos depois. Na última vez que cá estive venci. É maravilhoso ver como esta prova tem crescido, 10.000 pessoas a correr é fantástico", referiu.

Jéssica Augusto, vencedora em 2008 e 2010, admitiu que este ano não poderá ser uma grande ajuda por estar grávida, mas explicou que mesmo assim não quis deixar de participar para mostrar que "os atletas de alta competição também podem correr por lazer".

Do lado masculino, Rui Silva assegurou que os "os homens estão confiantes" e lembrou que importante é "ultrapassar as mulheres nem que seja a um metro da meta".

Ricardo Ribas destacou o facto de a prova "ser pioneira na partida por vagas" considerando que "pode parecer estranho, mas é muito bom para todos os atletas".

O segundo classificado no setor masculino em 2013 lançou o desafio de fazer um clássico de atletismo, entre atletas do Benfica e do Sporting.

"Eu e a Dulce Félix somos do Benfica e estamos dispostos a encontrar uma dupla do Sporting para correr contra nós", afirmou.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, considerou que a prova é "uma forma excelente de conjugar a massa de participantes com a elite".

Este ano, a organização decidiu instituir o prémio campeões do último quilómetro e alagar a "Guerra dos Sexos" a figuras públicas, numa luta que terá como padrinhos o ator Gonçalo Diniz e a fadista Cuca Roseta.

Antes da corrida principal, e com partida às 16 horas, realizar-se-á a São Silvestre da Pequena, para crianças entre os cinco e os 11 anos.
A prova, que vai realizar-se na zona ribeirinha, avenida da Liberdade e praça dos Restauradores, vai provocar alguns cortes de trânsito.

* Um excelente número de participantes para uma excelente prova.


.

Sem comentários: