16/12/2014

.
HOJE NO
"RECORD"

Agência Antidopagem abre 
investigação à Rússia

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) anunciou a abertura de uma investigação sobre as práticas de dopagem na Rússia, denunciadas num recente documentário da televisão alemã ARD. "Depois de um exame cuidadoso das reportagens televisivas emitidas na semana passada na Alemanha, a AMA anuncia que levará a cabo uma completa investigação sobre as denúncias enunciadas nesses programas", comunicou hoje a entidade. 
.
O presidente da AMA, Craig Reedie, recordou que a AMA cumpre, desta forma, "com o mandato de garantir que o desportista limpo seja apoiado em todos os desportos e em todos os países". "As denúncias manifestadas na televisão alemã requerem um cuidadoso escrutínio para determinadas as ações que devem adotar a AMA e outros: confirmar as provas, acrescentar outras novas e perseguir qualquer violação das regras contra a dopagem", acrescentou.

A comissão criada pela AMA para investigar este caso será dirigida pelo antigo presidente da entidade Richard Pound e também pelo advogado Richard McLaren, membro do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), com o terceiro elemento a ser anunciado nos próximos dias. O documentário, de título "Dopagem confidencial: como a Rússia fabrica os seus vencedores", foi difundido a 26 de novembro na cadeia pública alemã ARD.

Nele é feito um retrato duro do atletismo russo, suportado por testemunhos, considerando que este está tomado por dopagem e corrupção em massa. Dias depois, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) comunicou a abertura de um inquérito sobre "alegações feitas no documentário", a ser conduzido pela sua Comissão de Ética, uma entidade independente. A federação internacional congratulou a decisão da AMA: "A IAAF celebra o anúncio da AMA da abertura de uma comissão independente formada por três pessoas, que investigará as graves acusações de dopagem recentemente emitidas numa série de documentários na Alemanha". 

* A degradação da Russia chega ao desporto, putrefactas a administração do Estado, a igreja ortodoxa o que faltará para lá do desporto. do desporto?orto.

.

Sem comentários: