06/12/2014

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

'Pseudociência': 
o lado cómico da medicina alternativa 

David Marçal é um cientista comprometido a desmistificar os métodos e as práticas das medicinas não convencionais. Com humor, claro.

Quem diz que num laboratório não há espaço para gargalhadas não conhece David Marçal. Bioquímico de profissão, é também membro do grupo de comédia stand up Cientistas de Pé (juntamente com Bruno Pinto, Sofia Vaz Guedes e João Cruz) e apresenta agora Pseudociência, um livro que separa as águas entre a medicina convencional e a alternativa. "A medicina alternativa surge precisamente da credibilidade do conhecimento científico e da ciência. Onde não forem valorizados, não existe pseudociência: há só pensamento mágico", comenta o autor. 
 .
No livro, David Marçal aborda diversos casos em que as "não-ciências" conseguem convencer verdadeiras multidões, mesmo depois de contrariadas por investigadores e cientistas. As pulseiras com um holograma que supostamente davam um equilíbrio sobre-humano, os iogurtes que criam uma barreira contra os micro-organismos nocivos ou os sumos antioxidantes são alguns exemplos, bem como as medicinas alternativas, como a homeopatia. 

Sobre o "revivalismo new wave" das alternativas à medicina convencional, o autor considera que é "um chorar de barriga cheia", ou seja, a medicina convencional tem bons resultados e, por isso, apontam-lhe os efeitos secundários para experimentar a alternativa, mesmo sem nenhuma garantia de resultados. 

O autor optou por associar o humor a este alerta, até porque, segundo David Marçal, a melhor maneira de contrariar o avanço das pseudociências é promover a cultura científica através de uma comunicação efetiva. "É uma espécie de guia, para não sermos enganados. Mas não é em dez passos nem nada que se pareça. Isso seria pseudociência!", conclui, divertido, o bioquímico. 

* A nossa opinião:
- A medicina é só uma no ocidente, a ensinada nas faculdades.
- A medicina chinesa não é pseudo-ciência.
- Terapias complementares ensinadas em institutos sérios de saúde não são pseudo-ciência.
Pseudo-ciência na área da saúde é praticada por grandes burlões muitos deles licenciados em faculdades de medicina e farmácia deste país, as notícias revelam-no. 
 Pseudo-ciência é a exportação ilegal de medicamentos em detrimento dos doentes portugueses.
Dá p'ra rir?


.

Sem comentários: