23/11/2014

.

ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

Semedo deixa liderança em aberto 

Perante uma situação inédita de empate entre os candidatos a coordenadores, João Semedo deixou em aberto quem ficará à frente dos comandos do Bloco de Esquerda. Porque "a disputa interna tem de acabar" será a próxima Mesa Nacional do Partido e os seus 79 membros a decidir "o modelo de representação públicas" do Bloco.

Afinal, o suspense ainda não acabou. O futuro do BE e, em concreto, quem serão os próximos líderes não é um assunto fechado, apesar da Convenção ter prolongado os trabalhos e encerrado com o ritual habitual - a Internacional cantada em coro e de punho erguido. João Semedo acha que os resultados tão renhidos entre as duas principais facções em disputa "são um sinal político que a Mesa Nacional eleita tem de saber interpretar". Ou seja é hora de "encerrar esta nossa disputa, este nosso debate interno", disse a todos os congressistas, convidando o partido a arrumar a casa.

A Mesa Nacional já está marcada para o próximo sábado. Tem 34 membros das listas de João Semedo e Catarina Martins e outros tantos da candidatura de Pedro Filipe Soares. Para complicar - ou decidir - as contas há ainda 7 membros da moção B, liderada até há poucos anos pela figura de Daniel Oliveira. E ainda 4 elementos da lista R, a Plataforma Capitalista, uma tendência que sempre assumiu a oposição interna.
O cabeça de lista da mocao B, João Madeira já assumiu não querer ser "o fiel da balança", nem o capacete azul da luta em que se transformou o governo do Bloco de Esquerda. E, na verdade, os apelos à unidade e ao fim das divergências públicas e notórias parecem ser totalmente dirigidos por João Semedo aos seus mais diretos adversários, isto é, Pedro Filipe Soares e Luis Fazenda.
Aliás o gesto inédito, mais outro, que marcou a Convenção foi dado precisamente na intervenção de encerramento. João Semedo, pela primeira vez na história do Bloco de Esquerda, fez questão de chamar ao palco todos os elementos eleitos da Mesa Nacional para o acompanharem em cena. Todos ouviram o convite à unidade de perto. Todos entenderam que será no próximo sábado que terão nas mãos a tarefa de criar o novo modelo de direcção. E a escolha do líder. Ninguém fecha cenários. Já houve vários coordenadores no BE, um só e até uma liderança paritaria. Agora a porta estará aberta para mais um. Ou mesmo para mais?

* O país precisa de o B.E. forte e unido.

.

Sem comentários: