26/11/2014

.
HOJE NO
"RECORD"

Seleção reduzida

A Federação (FPA) convocou apenas 16 atletas para o Europeu de Corta-Mato de Samokov (Bulgária), a 14 de dezembro, bem menos que os 35 (num máximo possível de 36) em 2011 e 2012 e que os 23 da época passada, ano em que, salvo a formação sénior feminina, as restantes se quedaram pelas últimas posições (ou perto disso). 
 .
SARA MOREIRA
Como se esperava, não haverá (pela 1.ª vez em 21 edições) equipa masculina, face à ausência de boa parte dos melhores valores nacionais. Foram apenas selecionados os dois primeiros do crosse de Torres Vedras, Eduardo Mbengani e Pedro Ribeiro, enquanto António Silva, vencedor em Amora mas desistente em Torres, ficou de fora.

Com Sara Moreira na equipa, a formação feminina apresentará equipa de 5 atletas (pontuam 4). Surpresa, apenas, na escolha de Ercília Machado em detrimento de Leonor Carneiro, 2.ª em Torres. Não houve explicações oficiais por parte da FPA, mas a justificação será a maior importância da competição de Amora no sector feminino, segundo os critérios pré-estabelecidos.

Nos escalões jovens, somente o de sub-23 feminino apresentará equipa (de 4 atletas), apenas surpreendendo a ausência de Silvana Dias, 2.ª em Torres (mas desistente em Amora). As duas formações masculinas (sub-23 e juniores) só terão dois atletas cada e a de juniores femininos uma.

Recorde-se que Portugal sagrou-se campeão europeu masculino três vezes nas 4 primeiras edições (1994-1997) e foi 12 vezes ao pódio. A feminina ganhou oito vezes entre 1998 e 2010

* O "Flop" do atletismo masculino.

.

Sem comentários: