30/11/2014

.

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Costa: 
sonho da direita é "um pesadelo
 para os portugueses"

O secretário-geral do PS afirmou este domingo que "o sonho da direita" de ter maioria, Governo e Presidente revelou-se "um pesadelo", dizendo que os socialistas bater-se-ão por um Presidente da República na linha de Soares e Sampaio.

António Costa falava na sessão de encerramento do XX Congresso Nacional do PS, levantando os delegados pela primeira vez com as suas referências aos objectivos do seu partido para as eleições presidenciais de 2016.
Neste ponto, o líder socialista fez um diagnóstico duro: "A realização da direita de ter uma maioria, um Governo e um Presidente revelou-se nestes três anos um pesadelo para os portugueses", disse, recebendo as primeiras palmas.

O secretário-geral socialista disse depois que os socialistas estão "totalmente disponíveis para contribuir para uma candidatura saída das fileiras do PS, ou da área do PS".

"Um Presidente da República com um perfil que, sintetizo, renove o nosso orgulho nas presidências de Mário Soares e de Jorge Sampaio", declarou, recebendo então uma prolongada ovação por parte dos congressistas.

Os antigos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio ouviram estas palavras de António Costa sentados na primeira fila de honra do congresso.

No primeiro dia do congresso, o caso Sócrates esteve quase ausente dos discursos na reunião magna.

António Costa abordou o tema logo no discurso de abertura do Congresso, dizendo que, "contra ventos e marés", os socialistas não se afastarão da confiança no Estado de Direito e agradecendo aos socialistas pela "forma exemplar" como têm enfrentado a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro e antigo líder socialista José Sócrates.

Na manhã deste domingo foi eleita a Comissão Nacional, o órgão máximo do partido entre Congressos, para o qual haverá uma lista única, por acordo entre "costistas" e "seguristas", sendo Alberto Martins o primeiro da quota do anterior secretário-geral. Com ele, estão ainda
Álvaro Beleza, Miguel Ginestal e Rui Solheiro. Na Comissão destacam-se ainda os nomes de Isabel Moreira, José Lello, Mesquita Machado, Gabriela Canavilhas e Vitalino Canas.

Já no Secretariado Nacional, órgão do partido mais próximo de António Costa, não entram apoiantes de António José Seguro nem de primeira linha de José Sócrates. O Secretariado conta com Bernardo Trindade, Fernando Medina, Fernando Rocha Andrade, Graça Fonseca, Isilda Gomes, João Galamba, Jorge Gomes, Luís Patrão, Manuel Pizarro, Maria do Céu Albuquerque, Maria da Luz Rosinha, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Porfírio Silva, Sérgio Sousa Pinto e Wanda Magalhães. 

* Sempre nos manifestámos contra o apear de Seguro por ser extemporâneo depois de duas vitórias eleitorais. também porque ao lado de Costa iriam aparecer os piores dos "socráticos", não nos enganámos Ferro Rodrigues e Carlos César na crista da onda do oportunismo, Costa só não leva facadas nas costas dos dois porque ambos não têm onde cair mortos. Mas quem ganha  a liderança do partido tem o direito de escolher. 
Há alguma gente com  valor no Secretariado Nacional.

.

Sem comentários: