14/11/2014

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"


Há sete anos que os telemóveis 
são espiados pelo Governo norte-americano

A operação só foi revelada quinta-feira numa investigação do Wall Street Journal: o Departamento de Justiça instalou aparelhos em aviões para espiar os telemóveis dos americanos. 

Uma investigação do Wall Street Journal (WSJ) revelou quinta-feira que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a usar aviões para espiar milhares de telemóveis. 
 .
Esta agência governamental terá instalado aparelhos em aviões que simulam o comportamento das torres de telecomunicações para recolher informações de telemóveis.

Segundo o que fontes próximas da operação revelaram ao WSJ, este programa destinar-se-á a apanhar criminosos, mas acaba por envolver também milhares de outras pessoas, sem que se saiba se os dados das pessoas inocentes são devidamente apagados.

Há sete anos que o US Marshals Service (Serviço de Delegados dos Estados Unidos) usará estes aviões equipados com aparelhos chamados "dirtbox", que imitam as torres de comunicações e assim recolhem dados de identificação e localização dos utilizadores.

Os aviões saíam, alega o WSJ, de pelo menos cinco aeroportos metropolitanos, o que lhes permitia cobrir a maior parte da população dos Estados Unidos.

Esta recolha de informações permitia ao Departamento de Justiça contornar os mandatos necessários para obter os dados a partir das companhias telefónicas que operam as torres de comunicações. A "dirtbox" a bordo dos aviões comporta-se como essas torres, emitindo sinais que "pedem" aos telemóveis que respondam com a sua informação de identificação e localização, sendo que mesmo os telefones encriptados realizam estas comunicações com as torres de rede automaticamente. 

* Já se sabe há muito que os americanos espiam por tudo e por nada, a razão é porque têm pavor de si próprios.



.

Sem comentários: