02/11/2014

.

ESTA SEMANA NA
"SEMANA INFORMÁTICA"

Quem são as 50 empresas
 mais inovadoras do mundo?

As tecnológicas ocupam os cinco primeiros lugares do ranking da BCG

Na lista das empresas mais inovadoras em 2014, divulgada pela The Boston Consulting Group (BCG), as empresas de tecnologia e de telecomunicações garantem mais uma vez a liderança, assegurando os primeiros cinco lugares do ranking, os sete do top 10 e um total de 21 lugares na lista final das 50 empresas, neste último caso o número mais elevado desde 2010.

A Apple volta a liderar o ranking elaborado pela BCG, seguida pela Google e pela Samsung. Em quarto lugar surge a Microsoft e a IBM completa o ranking das cinco empresas mais inovadoras a nível mundial.
No relatório The Most Innovative Companies 2014: Breaking Through Is Hard to Do, a consultora estratégica releva as 50 empresas que os executivos internacionais consideram como as mais inovadoras. Muitas destas empresas têm demonstrado um espírito de inovação capaz de as manter na liderança contínua ao longo dos anos: A Apple é líder desde 2005; A Samsung e a Google trocaram mais uma vez de lugar, entre o segundo e o terceiro posto; A Microsoft e a IBM completam o top 5.

Em 2014, a BCG voltou a perguntar aos vários inquiridos que nomeassem empresas que sejam reconhecidas pela aposta na inovação - mesmo que sejam recentes ou que ainda não tenham a escala dos 50 gigantes mundiais. A Xiamomi Technology, o WhatsApp e a Square lideram a lista.


Enquanto as tecnológicas lideram a lista das empresas consideradas como mais inovadoras, os inquiridos de múltiplos setores referem que o impacto das tecnologias digitais nas suas indústrias será limitado nos próximos três a cinco anos. Menos de metade dos entrevistados na área das telecomunicações, serviços financeiros, farmacêuticas, bens de consumo, retalho, energia e indústrias, entre outros, consideram que o Big Data e o mobile vão ter grande impacto no futuro. Menos de um terço em cada setor diz que as respetivas empresas estão a apostar em estratégias de Big Data e mobile nos seus programas de inovação.

Carlos Barradas, senior partner & managing director da BCG Portugal, defende que uma estratégia integrada de inovação à escala global pode fazer a diferença nos processos de negócio. «Mais de metade dos empresas que se apresentam na vanguarda da inovação referem ter gerado mais de 30% das suas vendas devido a inovações disruptivas nos últimos três anos – o dobro do valor médio apresentado pelas restantes empresas», reconhece o responsável.

* Lembre-se que as empresas mais inovadoras do mundo são as que constantemente nos criam uma necessidade voraz de consumismo, fazendo de nós pessoas ainda mais angustiadas.


.

Sem comentários: