31/10/2014

.
HOJE NO
"DESTAK"

Quase 60% dos enfermeiros "trabalha
. demasiado depressa e sob pressão" 

 Uma investigação desenvolvida por um professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra concluiu que 59% dos enfermeiros "trabalha demasiado depressa e sob pressão, tentando fazer muito" durante a maior parte do tempo. 


Baseada em inquéritos a 926 profissionais com domicílio profissional hospitalar na área da Secção Regional do Centro da Ordem do Enfermeiros, a investigação de António Manuel Fernandes revela que só 46% deles "nunca sacrifica a segurança do doente quando há sobrecarga de trabalho" 

 "A cultura de segurança do doente apresenta-se como um fator crítico da qualidade dos cuidados de saúde hospitalares e a necessitar de melhoria", considera. 

* Nutrimos pelos enfermeiros a maior consideração e respeito. Em situações pessoais, de amigos e familiares só nos lembramos de procedimentos de qualidade muitas vezes sob pressão, sem sacrifício da segurança do doente, mesmo quando as vidas se perderam. 
Não duvidamos do trabalho do investigador, muito mais sabedor que nós, sentimos que o grande problema vem da drástica redução de efectivos. Reportamo-nos a profissionais do SNS.


.

Sem comentários: