12/10/2014

.

ESTA SEMANA NA
"SEMANA INFORMÁTICA"

Avião não tripulado português
 em destaque no Reino Unido

O sistema aéreo não tripulado AR1 Light Ray, concebido pelo grupo tecnológico português Tekever e ao serviço da Polícia de Segurança Pública (PSP) portuguesa desde 2013, foi apresentado no Reino Unido como um caso de sucesso da utilização da tecnologia mini-UAS (unmanned aerial system) em operações de segurança.

A tecnologia 100% nacional, já utilizada em momentos críticos como a final da Liga dos Campeões da UEFA em Lisboa, esteve em destaque no UAS 2014, o maior evento europeu sobre tecnologia não tripulada, que se realizou no Reino Unido nos dias 9 e 10 de Setembro.


«Na óptica da PSP, as vantagens deste meio passam por uma melhor percepção, monitorização e estudo das multidões. Esta tecnologia ganha grande importância em operações policiais complexas e na vigilância de grandes eventos, como cimeiras, policiamentos desportivos de risco elevado, gestão de fluxos de trânsito ou visitas de altas entidades», referiu Rui Coelho de Moura, chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento da PSP, a quem coube a apresentação do projecto durante o evento.

O administrador da Tekever,Ricardo Mendes, disse que são «entusiastas da utilização de tecnologia não tripulada ao serviço das populações com objectivos tão distintos como a conservação da natureza, ajuda humanitária ou a transmissão de maior segurança às comunidades.»
O administrador acrescentou que «a parceria com a PSP permitiu-nos desenvolver equipamentos capazes de competir ao mais alto nível no mercado internacional de segurança e capacitou esta força de segurança de um activo capaz de promover uma verdadeira vigilância aérea».

Características do avião não tripulado
O AR1 Light Ray, utilizado actualmente pela força de segurança portuguesa, está equipado com câmaras de alta definição e instrumentos de visualização remota, dispondo de autonomia de voo de duas horas, um alcance superior a 10 quilómetros e de alta tecnologia de comunicações.
O aparelho é pilotado remotamente, pesa cerca de cinco quilogramas, tem uma envergadura de 1,8 metros e é lançado manualmente, aterrando com o auxílio de um pára-quedas.

* Inteligência portuguesa no topo.


.

Sem comentários: