HOJE NO
"OBSERVADOR"
"OBSERVADOR"
Mais de 400 mil polícias e militares destacados para acompanhar
eleições no Brasil
Mais de 400 mil elementos das forças de segurança brasileiras, incluindo 30 mil militares, foram destacados para acompanhar no domingo as eleições presidenciais e legislativas no Brasil, indicou este sábado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
.
Citado pelo canal de notícias da TV Globo, o TSE autorizou o envio de forças para 254 municípios de 11 dos 27 Estados federais, nomeadamente no Rio de Janeiro, onde no início da semana foram registados confrontos entre traficantes de droga e as forças de segurança que fizeram cinco mortos. Durante as eleições de 2010, o TSE autorizou o envio de militares e polícias para 256 municípios de 12 Estados federais.
No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezao presidiu na quinta-feira a uma reunião para avaliar o reforço das ações policiais. Segundo o responsável pelo pelouro da segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, os grupos criminosos tendem a aumentar as suas ações em períodos eleitorais.
Na sexta-feira, cerca de 30 mil elementos foram destacados para patrulhar as ruas do Estado do Rio, incluindo 2.500 polícias e militares para vigiar o complexo de favelas da Maré (zona norte da cidade), perto do aeroporto internacional. Ainda no Estado do Rio, as forças de segurança vão acompanhar a votação em 5.400 assembleias de voto.
Mais de 142,8 milhões de eleitores da República Federativa do Brasil — onde o voto é obrigatório — são chamados às urnas no domingo para eleger um novo Presidente, 27 governadores, 513 deputados nacionais, 1.069 deputados federais e 27 senadores (um terço do Senado).
Na véspera da eleição, uma sondagem da Agência CNT (Confederação Nacional do Transporte) de Notícias avançou que a candidata presidencial do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a ecologista Marina Silva, caiu para terceiro lugar nas intenções de voto, com 21,4%.
O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aécio Neves, surge na segunda posição, com 24% das intenções de voto. A Presidente cessante e candidata do PT (Partido dos Trabalhadores), Dilma Rousseff, lidera a sondagem da CNT, registando 40,6% das intenções de votos. Realizada entre quinta e sexta-feira, a sondagem contou com uma amostra de 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
* Se fossemos brasileiros votaríamos Dilma. Foi com Lula e Dilma que a pobreza no Brasil reduziu em 50% e o analfabetismo cremos que 30%. Os outros candidatos são uns aventureiros.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário