24/09/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Mil detidos e 30 crianças 
resgatadas numa megaoperação 
em 34 países europeus

Mais de mil pessoas foram detidas e 30 crianças resgatadas a traficantes de seres humanos em 34 países europeus, em setembro, numa operação sem precedentes contra o crime organizado, anunciou o serviço europeu de polícia Europol, esta quarta-feira.

"A operação 'Arquimedes' é um êxito na luta concertada contra as estruturas do crime organizado na Europa. A escala desta operação não tem precedente", disse à imprensa o diretor da Europol, Rob Wainwright, na sede da organização em Haia.

Mais de 300 "ações individuais" foram realizadas em uma centena de localidades europeias contra setores do crime organizado como o tráfico de seres humanos, o tráfico de heroína e cocaína, o cibercrime e a organização de imigração ilegal.

Essas ações levaram à detenção de 1027 pessoas, ao resgate de 30 crianças romenas a traficantes de seres humanos e à apreensão de 599 quilos de cocaína, 200 quilos de heroína e 1,3 toneladas de canábis.

A operação permitiu também comprovar a identidade de mais de 10 mil imigrantes indocumentados, o que levou "à detenção de 170 criminosos envolvidos na imigração ilegal".

"Quisemos atacar as infraestruturas no seu conjunto e não simples casos isolados", salientou Rob Wainwright, acrescentando que continuam a ser feitas detenções.

"Acabar com a atividade de alguns dos grupos criminosos europeus mais perigosos, que estavam ativos em numerosos locais na Europa", acrescentou.

Mais de 2 mil membros das forças de segurança dos 28 Estados membros da União Europeia (UE) participaram na operação, que decorreu entre 15 e 23 de setembro e envolveu os serviços de informações dos 28 mas também da Noruega, Estados Unidos, Austrália, Suíça, Sérvia e Colômbia, e outras agências como a Eurojust, a Frontex e a Interpol.

* De tão horrível até parece ficção.



.

Sem comentários: