02/09/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Mundo está a "perder batalha"
 contra o Ébola

A presidente da organização humanitária internacional Médicos sem Fronteiras, Jeanne Liu, afirmou que o mundo está a "perder a batalha" contra a epidemia do vírus Ébola, que continua a progredir na África Ocidental.
"Em seis meses da pior epidemia de Ébola da história, o mundo está a perder a batalha. Os líderes não estão a conseguir travar esta ameaça transnacional", disse Jeanne Liu, durante um discurso proferido nas Nações Unidas, em Nova Iorque, segundo um comunicado da organização humanitária.

"O anúncio [da Organização Mundial de Saúde - OMS] a 8 de agosto de que a epidemia constituía uma 'emergência de saúde pública de preocupação internacional' não levou a uma ação decisiva e os Estados uniram-se essencialmente numa coligação global de inatividade", criticou a representante.

 No mesmo discurso, Jeanne Liu pediu à comunidade internacional para financiar a instalação de mais camas para uma rede regional de hospitais de campanha, o envio de pessoal médico qualificado e a distribuição de laboratórios móveis na Guiné-Conacri, Serra Leoa e Libéria.

O vírus do Ébola, para o qual não existe tratamento, nem vacina, causou mais de 1550 mortos em 3069 casos registados pela OMS, até 26 de agosto.

Destes casos, a Libéria registou 694, a Guiné-Conacri 430, a Serra Leoa 422 e a Nigéria seis.
A OMS indicou que a epidemia já fez 31 vítimas mortais na República Democrática do Congo (RDC), esclarecendo ainda que a doença permanece circunscrita à região noroeste do país.

Perante o atual ritmo de contágio, a agência das Nações Unidas indicou que irá demorar entre seis a nove meses, e uma verba de pelo menos 490 milhões de dólares (cerca de 373 milhões de euros), para conseguir controlar esta epidemia, que poderá atingir 20 mil pessoas.

* Gravíssimo, pelo menos dois jornalistas portugueses já escreveram sobre a hipocrisia do combate à doença. Não nos refrimos à coragem dos Médicos sem Fronteiras, mas esta doença tem de ser combatida a montante do ser humano, entre este e os animais portadores, porque cada vez mais o homem invade territórios que não lhe pertencem. 
O combate com fármacos, também necessários mas em menor escala, só enriquece a indústria farmacêutica.


.

Sem comentários: