08/09/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

CIA torturou terroristas da al-Qaeda 
"até ao ponto da morte"

A Agência de Informações norte-americana (CIA) torturou suspeitos de pertencerem à rede terrorista al-Qaeda "até ao ponto da morte", afogando-os em banheiras, noticia o Daily Telegraph, antecipando um relatório do senado norte-americano sobre técnicas de interrogatório. 
 
MEIGUINHOS
O jornal cita uma fonte dos serviços de segurança, que diz que a tortura de pelo menos dois suspeitos, incluindo o alegado cabecilha dos ataques do 11 de setembro, Khalid Sheikh Mohammed, foi muito além do "waterboarding" admitido pela CIA, que consiste em simular um afogamento despejando água pela cabeça do inquirido.

"Eles não estavam apenas a despejar água pela cabeça ou através de um pano", lê-se na citação que o Daily Telegraph atribui à fonte dos serviços de segurança". Eles estavam a segurá-lo debaixo de água até ao ponto da morte, com um médico presente para garantir que não iam longe demais".

De acordo com outra fonte, o relatório do senado norte-americano baseado numa análise de documentos classificados irá "chocar profundamente" o público devido à extrema natureza gráfica das técnicas de interrogatório extremas usadas pela CIA.

* Ninguém anda a pensar que os agentes da CIA são meninos de coro, são tão bandidos como os outros, Obama à frente porque avaliza.


.

Sem comentários: