17/07/2014

.
HOJE NO  
"RECORD"

Tour: 
Antigos campeões contra retirada
 de títulos a Armstrong

Sempre em voga, o tema do doping não deixa o ciclismo, ainda para mais durante o Tour'2014, mesmo ainda sem casos de "batota". 


Esta quarta-feira, na sua edição impressa, o jornal holandês De Telegraaf mostrou os resultados de uma iniciativa que fez nos últimos meses, ao falar com 25 antigos vencedores da Grande Boucle, acerca de Lance Armstrong.

A questão era simples: deveria o norte-americano manter-se como vencedor das edições que lhe foram retiradas? Doze dos 25 inquiridos responderam afirmativamente, entre os quais Andy Schleck e Oscar Pereiro, dos mais recentes, aos quais se juntam Felice Gimondi, Federico Bahamontes, Jan Janssen e Joop Zoetemelk.

Dos citados, Andy Schleck foi um dos que beneficiou de um acso de doping para uma vitória e foi claro na análise. "Quem se lembra dos segundos classificados dessas edições? Eu não sei, por exemplo... Não podes ter sete corridas sem vencedor, por isso deixem o Armstrong na lista", disse o luxemburguês.

Dos inquiridos mais recentes, destacam-se os nomes de Chris Froome e Bradley Wiggins, dois opositores de Lance. "Esses sete lugares vazios representam uma era. Devem ficar assim", disse Froome, ao jornal holandês.

Confrontado com a iniciativa do diário holandês, Christian Prudhomme, diretor da prova, foi claro. "Perguntas às pessoas ao longo do caminho e é clara a resposta. O nome dele não deve estar na lista. Ponto final."

* Mostrámos muitas vezes o nosso desapontamento pelo recurso ao doping por parte de Armstrong. Se houvesse inquisição já teria ardido na fogueira, mas, quantos são os implicados que o acusam e gozam de impunidade. Prudhomme é um lacaio dos donos da Grande Boucle.


.

Sem comentários: