17/07/2014

.
HOJE NO
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Cimeira informal falha nomeações
 de dirigentes da UE

Os dirigentes europeus não conseguiram hoje chegar a acordo sobre as nomeações para os principais postos dirigentes da União Europeia (UE) nos próximos cinco anos, referiram fontes europeias citadas pela agência noticiosa AFP. 

A cimeira "terminou sem acordo" sobre os nomes dos próximos chefes da diplomacia da UE e do presidente do Conselho europeu, e que segundo outro responsável poderá implicar um novo conclave dos chefes de Estado e de governos dos 28 Estados-membros, provavelmente em 30 de agosto. 

 "É melhor não haver acordo porque ainda não era possível um entendimento sobre o pacote de nomeações", declarou a Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité.

A equação é extremamente complexa, com a necessidade de respeitar um equilíbrio direita-esquerda, norte-sul/este-oeste, homens-mulheres, e ainda entre as gerações.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, defendeu com intransigência a candidatura da sua ministra dos Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini. Mas o nome foi recusado por diversos países do leste, designadamente a Lituânia, que acusa a Itália de estar demasiado próxima de Moscovo na crise ucraniana.

Um dia depois de o Parlamento Europeu ter confirmado Jean-Claude Juncker como sucessor de Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia, os líderes europeus reuniram-se na quarta-feira, em Bruxelas, para discutir a atribuição dos restantes altos cargos institucionais.

* São poucos os poleiros para os afilhados. Gostaríamos de propôr Ricardo Salgado para presidente do BCE.

.

Sem comentários: