04/06/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portugal regista a terceira maior queda
 do PIB na Zona Euro

O Eurostat confirmou esta quarta-feira que o produto interno bruto de Portugal caiu 0,7% no primeiro trimestre de 2014. Foi a terceira maior queda da Zona Euro, apenas superada pela Estónia e Holanda.
 .
Após três trimestres consecutivos a crescer, a economia portuguesa registou, no primeiro trimestre de 2014, uma contracção em cadeia de 0,7%, confirmou esta quarta-feira, 4 de Junho, o instituto de estatística europeu.

Em termos homólogos, o PIB português cresceu pelo segundo trimestre consecutivo. Após uma expansão de 1,5% no último trimestre do ano, a economia portuguesa avançou 1,2% nos três primeiros meses do ano.

No primeiro trimestre do ano, apenas as economias da Holanda e da Estónia registaram quedas em cadeia superiores à de Portugal, tendo caído, respectivamente, 1,4% e 1,2%. Em termos homólogos estas economias caíram 0,5% e 1,5%, respectivamente.

Portugal registou assim a terceira maior queda em cadeia da Zona Euro e da União Europeia, a par com o Chipre que também recuou 0,7% nos primeiros três meses do ano, confirmou a segunda leitura do Eurostat referente ao primeiro trimestre de 2014.

Neste período a economia da Zona Euro cresceu 0,2% em cadeia e 0,9% face ao primeiro trimestre de 2013. O PIB da União Europeia avançou 0,3% face ao último trimestre de 2013 e 1,4% face ao período homólogo.

Na Zona Euro, a Alemanha registou a maior subida em cadeia (0,8%) e a segunda maior face ao período homólogo (2,3%). 

* Por onde anda o milagre económico do primeiro-ministro e do seu "sub"?


.

Sem comentários: