08/06/2014

.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Portugal vai ter a primeira 
escola de atletismo adaptado 

Será destinada a pessoas com deficiências físicas e psicomotoras

A Associação Jorge Pina e a marca Rexona uniram-se para criar a primeira escola de atletismo adaptado em Portugal. Com este objectivo, a iniciativa Rexona Corre Por Mais foi criada e posta em prática em 29 ginásios durante duas semanas (de 19 de Maio a 1 de Junho). Por cada quilómetro corrido, a Rexona daria 1€ para a construção da escola.
A meta eram os 50 mil quilómetros, o equivalente a 50 mil euros doados para o projecto, sendo que este objectivo foi alcançado logo na primeira semana. No total, foram percorridos mais de 135 mil quilómetros.

A escola tem abertura prevista ainda para Setembro deste ano e será dirigida pelo atleta paraolímpico Jorge Pina. Com capacidade para receber cerca de 70 alunos do 3º ciclo do ensino básico, este será um espaço onde cidadãos com limitações físicas e psicomotoras poderão praticar desporto. Também aqui há a possibilidade de formar alguns dos futuros atletas do desporto adaptado.

As infra-estruturas da escola funcionarão em três polos de Lisboa, sendo eles o Estádio Universitário, o Parque de Jogos 1º de Maio do Inatel e a Pista de Atletismo Municipal Professor Moniz Pereira.

Também a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Instituto Nacional para a Reabilitação apoiam também este projecto inclusivo. 

* O país precisa de mais escolas destas e sobretudo da mobilização da sociedade civil.


.

Sem comentários: