18/06/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portugal com actividade económica
 e bem-estar per capita 25% abaixo
 da média europeia

O bem-estar das famílias portuguesas deslizou no último ano e encontra-se entre os piores da Europa. Está 24% abaixo da média. Já o PIB per capita estagnou mas mantém-se entre os últimos do espaço comunitário. 
 .
Portugal distanciou-se da média europeia na análise ao bem-estar das famílias ao longo do último ano. Quanto à actividade económica, o país não sentiu uma deterioração mas continua, também, distante da média da União Europeia. São dois indicadores, divulgados esta quarta-feira 18 de Junho pelo Eurostat, e nenhum dos dois é favorável para Portugal.
BEM ESTAR À BEIRA-MAR

Para medir a actividade económica, o gabinete de estatísticas olhou para o produto interno bruto per capita (PIB dividido pela população), expresso em paridade de poder de compra padrão (para permitir as comparações entre os vários países). Portugal apresentou uma leitura de 75% em 2013, o mesmo número registado um ano antes. As percentagens registadas pelos vários países comparam com 100%, que reflecte a média da União Europeia a 28. Ou seja, a actividade económica per capita em Portugal situou-se, em 2013, 25% abaixo da média comunitária.

Portugal encontra-se entre os últimos, segundo estas primeiras estimativas para 2013. São oito os países da União Europeia que têm um PIB per capita mais baixo. Todos da Europa Oriental: Bulgária, Roménia ou Croácia. 
 
BEM ESTAR A ARRECADAR
Com os 75% apresentados por Portugal encontra-se a Grécia, ambos alvo de uma intervenção financeira externa nos últimos anos, em que foram implementadas medidas de austeridade que tiveram impacto na economia doméstica de ambos. A Irlanda, o outro país resgatado, conseguiu apresentar um PIB per capita comparável de 126%.

Este indicador que tenta medir a actividade económica "mostra diferenças substancias entre os Estados-membros", de acordo com o Eurostat. Em 2013, variou entre os 47% apresentados pela Bulgária e os 264% do Luxemburgo. Apenas 11 países registaram, no ano passado, uma maior riqueza per capita do que a média europeia, entre eles a Áustria (29% acima da média), Suécia e Países Baixos (27%).

Famílias portuguesas perdem capacidade de consumo em 2013
Além do PIB per capita, o serviço de estatísticas europeu dá atenção, na nota de imprensa publicada esta quarta-feira, à despesa de consumo individual per capita. Este último tenta reflectir o bem-estar das famílias, tentando mostrar a capacidade de consumo dos agregados.
.
BEM ESTAR A FUMEGAR
Foi neste indicador que, em 2013, Portugal verificou um afastamento face à média europeia. Em 2012, o bem-estar das famílias portuguesas estava 23% abaixo da média europeia. Um ano depois, a distância estendeu-se aos 24%, o que quer dizer que Portugal apresentou uma leitura de 76%. Tal como já havia sido constatado pelo Negócios em 2012, Portugal perdeu poder de compra face à UE desde que se encontra no euro.

As famílias de nove países europeus, mais uma vez do leste do continente, têm uma menor capacidade de consumo que as nacionais. A Bulgária está mais uma vez na cauda, com uma leitura 49% (ou seja, 51% abaixo da média), sendo que Roménia, Croácia e Hungria ocupam os lugares imediatamente antes.
BEM ESTAR A OFF-SHORAR

No topo da tabela, com o bem-estar das famílias acima da média europeia, encontra-se o centro do Velho Continente. "O nível mais elevado da despesa de consumo individual per capita na União Europeia a 28 foi registado no Luxemburgo, com um nível quase 40% superior à média", indica o documento publicado pelo Eurostat.

A Alemanha ficou, no ano passado, 25% acima da média europeia. Áustria, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Finlândia e França tiveram níveis entre 10% e 20% superiores à média.

* Mas Portugal está melhor segundo o governo e os "comentaristas" de suporte.

.

Sem comentários: