02/06/2014

.


O QUE NÓS

RECORDAMOS!




Quando eu era criança…

Dez escritores de livros infantis recordam aquilo que liam e os brinquedos que adoravam


No dia 1 de Junho, é celebrada a infância, a primeira época da vida de qualquer pessoa. Contudo, há pessoas que não a deixam logo para trás, e que a revisitam para enriquecer a infância dos outros.

É o caso destes 10 escritores, a quem perguntámos quais foram os livros e brinquedos mais queridos em crianças. Todas estas pessoas criaram obras para o público infanto-juvenil e hoje em dia, povoam a cabeça das nossas crianças.


António Torrado
74 anos
Escreveu mais de 120 livros infantis

O livro: ‘D. Maria de Trazer por Casa’ de Adolfo Simões Müller
O brinquedo: soldadinhos de gesso


“Quando era miúdo aconteceu o desembarque na Normandia, em 1944. Tinha 4 anos. Eu brincava com soldadinhos de gesso, na mesa da sala de jantar. Mas um dia, no banho, encenei o desembarque na Normandia. Os meus soldadinhos, que tinham só uma camada de verniz, desfizeram-se todos. Fiquei sem exército na banheira. Ficaram reduzidos a arames, ao seu estado esquelético. Uns ficaram com cabeça, outros nem isso. Foi um desastre que me ficou na cabeça.

Os meus soldadinhos eram pacíficos. Havia um que tinha uma arma e eu pus-lhe um fio à frente, para fingir que estava a pescar. Um deles era o Edgar!

Os meus pais tinham condições para me dar livros. Aos 8 anos, lia livros da Virgínia de Castro e Almeida. Também li o 'Coração' do Edmondo De Amicis, eram histórias de arrancar o coração. 
Lia um livro de teatro chamado ‘D. Maria de Trazer por Casa’, do Adolfo Simões Müller e o meu gosto pelo teatro começou por aí. Aos 10 anos, lia os livros de aventuras e de memórias de viagens da Biblioteca dos Rapazes, uma colecção da Portugália.

Eu era filho único, e quando era miúdo arranjei modo de faltar à prova, na igreja de São Pedro de Alcântara, para repetir a catequese e para continuar a estar ao pé das meninas.” 

A PARTIR DE UM TRABALHO DE LEONOR RISO

IN "SÁBADO"
01/06/14


.

Sem comentários: