05/05/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Papa Francisco denuncia "os arrivistas 
e aproveitadores" da Igreja
"Esta tentação existe desde o início"

 O papa Francisco denunciou hoje "os arrivistas" e aproveitadores que enriquecem à custa das instituições da Igreja, numa altura em que sobriedade e despojamento são as novas palavras de ordem do Vaticano. 

Na homília diária, na capela da residência de Santa Marta, no Vaticano, o papa fez declarações muito duras, na mesma altura em que um novo conselho de Economia foi criado para pôr fim às fraudes e má gestão na Igreja. 


O banco do Vaticano, como é conhecido o Instituto para as Obras Religiosas, está em fase de renovação e as suas contas estão a ser analisadas uma a uma. O papa escolheu a palavra "arrampicatore" ("trepador"), que em italiano significa também arrivista, para afirmar: "Se tens vontade de trepar, vai mais para norte e faz alpinismo: é mais saudável!". 

Existem aqueles "que seguem Jesus pelo dinheiro, com o dinheiro, procurando aproveitar-se economicamente da paróquia, da diocese, da comunidade cristã, do hospital, do colégio", declarou. "Esta tentação existe desde o início, e nós conhecemos muitos bons católicos, bons cristãos, amigos, benfeitores, da Igreja, com títulos honoríficos variados... 

E depois descobrimos que tinham negócios pouco claros. Apresentavam-se como benfeitores da Igreja, mas desviaram muito dinheiro, e nem sempre dinheiro limpo", disse. O papa escolheu, ao ser eleito, o nome de Francisco de Assis e declarou querer tornar a Igreja mais "pobre para os pobres". 

* "No início era o verbo" e a igreja católica sempre o conjugou mal, seria melhor implodir.


.

Sem comentários: