09/04/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Ministra demite-se após petição
 de mais de 185 mil

A ministra britânica da Cultura, Media e Desporto, Maria Miller, demitiu-se hoje do Governo, na sequência da polémica sobre as suas despesas parlamentares. E depois de uma petição à qual aderiram mais de 185 mil pessoas, defendendo que a ministra devia ou reembolsar as 45 mil libras em causa (55 mil euros) ou demitir-se. 
 .
Um inquérito independente concluiu em fevereiro que Maria Miller deveria reembolsar as 45 mil libras (55 mil euros) de despesas que apresentou e que estão relacionadas com uma residência secundária sua, em Wimbledon, no sudoeste de Londres, a capital britânica, na qual vivem os seus pais. 

A ministra, de 50 anos, membro do Partido Conservador, foi fortemente criticada por se ter limitado a pedir desculpa por apresentar estas despesas e foi posta a circular uma petição a sugerir que a governante ou reembolsasse o dinheiro ou abandonasse o Executivo liderado por David Cameron (também ele Conservador). A petição foi entretanto assinada por mais de 185 mil pessoas.

Numa carta enviada ao primeiro-ministro britânico, citada pela AFP, Miller justifica a sua demissão com o facto de não querer que a controvérsia "desvie a atenção do trabalho essencial que o Governo está a fazer para dar a volta ao país". 

Noutra carta de resposta, citada pelo site do 'Guardian', Cameron lamenta a demissão e diz que a ministra pode "estar extremamente orgulhosa do seu trabalho no Governo". Miller era, entre outras coisas, responsável pela pasta da regulação dos media. 

As despesas que os políticos britânicos apresentam no Parlamento têm sido nos últimos anos motivo de várias polémicas. Entre 2009 e 2010, um escândalo que ficou conhecido como "expenses row" envolveu uma grande parte dos deputados britânicos, de todos os quadrantes políticos, tendo levado mesmo à demissão histórica do então "speaker" (presidente) da câmara dos Comuns, Michael Martin.

* Parece que em Inglaterra a democracia existe e que não há ministros intocáveis.


.

Sem comentários: