11/03/2014

.
HOJE NO

"CORREIO DA MANHÃ"

Aves de rapina caçam pombos
 nas cidades

Fenómeno começa a ser cada vez mais comum nas maiores cidades inglesas.

O falcão peregrino é uma ave de rapina que vive tipicamente em bosques, mas nas cidades inglesas de Bristol e Londres começa a ser observado a caçar pombos e outras aves migratórias.
É uma das aves mais rápidas do mundo e, em pleno voo, consegue atingir velocidades de 386km/h, tornando-se fácil caçar pombos e outras aves mais pequenas com as suas garras afiadas. Habitam normalmente em sítios de grande altitude como precipícios, montanhas e outros sítios remotos.

O fotógrafo Sam Hobson, especializado em falcões que habitam centros urbanos, afirma que as aves foram atraídas para as cidades pelo grande número de pombos e outros pássaros migratórios que lá habitam.

Hobson esclarece que já os viu fazer na cidade "aquilo que nunca fariam no campo", como por exemplo "caçar à noite", com a ajuda das luzes citadinas.

* Há muitos anos que nos USA as grandes cidades têm aves de rapina que se alimentam de animais mais pequenos proporcionando um certo eco-equilíbrio de voadores urbanos. Lisboa tem uma exagerada população de pombos que os alfacinhas e turistas alimentam por graça, mas infelizmente são mais poluidores do que encantadores.


.

Sem comentários: